Busca
Unidade

SMetal participa de Seminário da Campanha Salarial 2024 realizado pela FEM-CUT/SP

Entidade representa 13 sindicatos de metalúrgicos do estado de São Paulo e realiza as negociações coletivas da categoria por aumento salarial e direitos de forma coletiva

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Jonatas Rosa/FEM

O encontro aconteceu no Instituto Cajamar e reuniu a direção da entidade e representantes dos 13 sindicatos filiados.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) participou do Seminário da Campanha Salarial – Data-Base 2024, realizado pela Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) na terça e quarta-feira, 5 e 6.

O encontro aconteceu no Instituto Cajamar e reuniu a direção da entidade e representantes dos 13 sindicatos filiados, com o objetivo de definir as diretrizes das negociações com as bancadas patronais pela valorização salarial da categoria e também na manutenção e ampliação dos direitos. 

O presidente do SMetal, Leandro Soares, que acompanhou o seminário, destaca que a atividade foi importante para reafirmar o compromisso orgânico com a Federação e que a Campanha Salarial de 2023 foi marcada pelo desrespeito da bancada patronal, fazendo com que os trabalhadores ficassem sem Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

“Neste ano, vamos precisar mobilizar mais a base para um possível novo enfrentamento com os patrões e temos que ter disposição e unidade para responder imediatamente. Através da luta, através do diálogo, através dessa unidade buscaremos reconhecimento e valorização do trabalhador pelos empresários, afinal de contas, quem gera riqueza dos empresários é a classe trabalhadora”, ressalta. 

Programação

Durante o Seminário, os dirigentes retomaram o contexto histórico em que a campanha se insere, refletindo sobre o impacto dessa conjuntura na vida dos trabalhadores e dos sindicatos.

Outra discussão foi em torno da avaliação da campanha salarial de 2023 e, em grupos, avaliaram como sustentar financeiramente a Federação, garantindo sua autonomia política e fortalecendo a organização sindical.

Já nesta quarta-feira, 6, os dirigentes traçaram estratégias para a Campanha Salarial de 2024.

“A Federação está no rumo certo quando reúne todos os sindicatos logo no início do ano para fazer uma avaliação da campanha salarial de 2023 e já pensar as estratégias para a campanha salarial de 2024, observando tanto os erros quanto os acertos”, afirma o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira (Silvinho).

tags
Campanha Salarial federação FEM/CUT-SP unidade
VEJA
TAMBÉM