Busca
Segurança do trabalho

SMetal participa de reunião de trabalho a convite do CIESP

A reunião convocada teve como objetivo principal a criação de um grupo de trabalho dedicado à prevenção de acidentes de trabalho

Amanda Monteiro/Imprensa SMetal
Amanda Monteiro/Imprensa SMetal

A próxima etapa consistirá na elaboração de um plano de ação, com metas claras, para que as propostas discutidas durante a reunião sejam colocadas em prática.

Na manhã desta quinta-feira, dia 04, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) marcou presença em uma reunião convocada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT). O encontro teve como objetivo principal discutir o crescente número de acidentes que trabalho que tem acometido Sorocaba e região.

Com a participação de líderes sindicais, empresariais e especialistas em segurança do trabalho, além da presença do superintendente do Ministério do Trabalho, Marcus Alves Mello, a reunião foi um marco na busca por soluções eficazes para mitigar os riscos e promover ambientes mais seguros para os trabalhadores. 

Durante o evento, foram discutidas estratégias e melhores práticas para identificar, prevenir e lidar com incidentes que possam colocar em risco a integridade física dos trabalhadores, inclusive a criação de um grupo de trabalho dedicado à prevenção de acidentes de trabalho no setor industrial.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, destacou a importância da iniciativa conjunta entre sindicato e indústria.

“Com a criação de um fórum tripartite, trabalhadores, representantes da indústria e autoridades governamentais terão a oportunidade de compartilhar suas perspectivas e propor medidas concretas para mitigar os riscos de acidentes e, consequentemente, reduzir o número de mortes no ambiente de trabalho”.

Além disso, o presidente comenta que ao promover o diálogo entre os diversos envolvidos, abre-se espaço para a implementação de políticas práticas e ações concretas que possam salvar vidas e proteger os direitos fundamentais dos trabalhadores.

“Não existe país desenvolvido sem uma indústria forte. É um fato incontestável que a base sólida de qualquer economia próspera reside na sua capacidade de produção industrial. Se queremos construir um futuro de progresso e oportunidades para todos, precisamos fortalecer a indústria no nosso país e principalmente nos preocupar com o número de acidentes dentro das empresas. Vidas não têm preço. Portanto, é dever de todos os envolvidos na esfera trabalhista unir esforços e recursos para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores”.

Além disso, ressalta a importância do diálogo e da cooperação mútua na busca por soluções que beneficiem tanto os trabalhadores quanto as empresas. O fortalecimento das políticas de segurança do trabalho é fundamental para promover uma cultura de prevenção e reduzir os índices de acidentes.

“Estamos aqui para evitar que o crescimento da indústria esteja atrelado ao crescimento de casualidades ou até mesmo mortes. Reconhecemos que o desenvolvimento da nossa base metalúrgica é crucial para impulsionar a economia e gerar oportunidades, especialmente diante dos investimentos que estão por vir. No entanto, é fundamental que olhemos com atenção para o ‘P’ do CIPAA – a prevenção de acidentes”, conclui.

A próxima etapa consistirá na elaboração de um plano de ação, com metas claras, para que as propostas discutidas durante a reunião sejam colocadas em prática.

tags
ciesp saúde segurança do trabalho
VEJA
TAMBÉM