Busca
Nota de Pesar

SMetal lamenta a morte do ex-dirigente Antônio Rodrigues, o Bolinha II

Eleito em 1989, foi o primeiro dirigente do SMetal de Iperó e permaneceu na entidade por quatro mandatos. Conhecido como Bolinha II, faleceu nesta terça, 18, após complicações causadas pela Covid-19

Imprensa SMetal
Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Bolinha II durante o 1º encontro de ex-dirigentes do SMetal, em junho de 2019

Bolinha II durante o 1º encontro de ex-dirigentes do SMetal, em junho de 2019

É com grande pesar que a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) informa o falecimento do ex-dirigente Antônio Rodrigues dos Santos, carinhosamente conhecido como Bolinha II. Ele morreu na manhã desta terça-feira, 18 de maio, decorrente de complicações nos pulmões causadas pela Covid-19.

Bolinha II foi funcionário da Indelpa e o primeiro dirigente representante da cidade de Iperó a assumir um cargo na diretoria do SMetal, em 1989. Permaneceu na entidade por quatro mandatos, até o ano de 2002. Por volta da década de 90, foi coordenador da subsede regional da CUT e participou das principais lutas do movimento sindical na época.

Geraldo Titotto, ex-presidente do SMetal, lembra que Bolinha II surgiu para o movimento sindical como saldo positivo da organização da base, representando e encaminhando as demandas dos trabalhadores da subsede de Iperó. “Por ter demonstrado liderança e feito uma opção clara em defesa dos interesses imediatos e históricos dos trabalhadores, foi convidado a integrar a diretoria do SMetal, dando sequência em seu trabalho junto aos metalúrgicos”.

Em junho de 2019, Bolinha II esteve presente no 1º Encontro de ex-dirigentes, promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos com o intuito de resgatar histórias de lutas por direitos e contra a opressão, que contou com a participação de diversas lideranças sindicais de 1983 até os tempos atuais.

Izídio de Brito, atual secretário de organização do SMetal, lembra que conheceu o dirigente em 1992, quando chegou à direção do Sindicato. “Ele recebeu esse apelido por ser parecido com o companheiro Wilson Fernandes ‘Bolinha’, baixinho e gordinho. Foi um incansável lutador e de uma alegria contagiante”, conta.

Em 1992, Izídio comenta que Bolinha II teve um importante papel na articulação e apoio aos trabalhadores rurais sem-terra na ocupação da Fazenda Ipanema. “Ele participou das principais lutas desde a retomada do SMetal da mão dos pelegos. Além de um amigo leal, continuava próximo ao Sindicato até os dias de hoje”.

O diretor recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento do companheiro de lutas. “Ele me ligou há alguns dias, quando soube da morte do Miúdo. Estava com medo da doença, queria saber como estávamos. Ele chegou a se recuperar da Covid-19, porém, não resistiu às sequelas causadas pela doença, foi internado no sábado e veio a falecer nesta terça-feira”.

Em nome de todos os funcionários e diretores do SMetal, o presidente da entidade, Leandro Soares, se solidariza com familiares e amigos do ex-dirigente. “Desde o ano passado, temos perdido diversos companheiros que fizeram e fazem parte das batalhas e conquistas da categoria metalúrgica de Sorocaba e região. É um luto sem fim. Deixo aqui os nossos pêsames aos familiares e amigos do Bolinha II, de toda a família SMetal. Tenham a certeza que sua luta jamais será esquecida”, enfatiza.

O ex-dirigente faleceu em um hospital de São Paulo e o enterro acontece na tarde desta terça-feira, dia 18, em Iperó. Antônio Rodrigues dos Santos deixa esposa.

tags
Bolinha Covid-19 dirigente ex-dirigente faleceu morte titotto
VEJA
TAMBÉM