Taça Papagaio

SMetal e Livofus esclarecem eliminação do time Laranjeiras

O SMetal, a comissão de organização da 11ª Taça Papagaio e a Livofus, responsável técnica, vêm a público lamentar a disseminação de inverdades por parte de integrantes da equipe Laranjeiras - Linha 42

Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Livofus
Foguinho/Imprensa SMetal

A partida em questão aconteceu no dia 6 de dezembro, quartas de final, após a equipe Laranjeiras empatar com o time Paineiras

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, a comissão de organização da 11ª Taça Papagaio e a Liga Votorantinense de Futsal (Livofus), responsável técnica pelo torneio, vêm a público lamentar a disseminação de inverdades por parte de integrantes da equipe Laranjeiras – Linha 42.

O time se recusou a seguir as regras previamente acertadas em Congresso Técnico com participação de todas as equipes, abandonou a quadra em partida decisiva e, por isso, foi eliminada da disputa. Quais alegações são fruto de falta de compreensão ou de respeito às deliberações coletivas.

O time Laranjeiras alega que, na partida das quartas de final, no dia 6 de dezembro, teria direito à vitória após empatar com a equipe Paineiras. Atletas do Laranjeiras alegaram ter esse direito por serem cabeça de chave e estarem invictos até aquela fase do torneio.

O árbitro da partida afirmou ao time que a regra do jogo não era essa e que, em caso de empate nas fases finais, a disputa iria para os pênaltis. A equipe Laranjeiras se recusou a cobrar os pênaltis e deixou a quadra, causando sua eliminação.

Torneios diferentes, regras diferentes

Atletas da equipe eliminada alegam que a melhor campanha contou pontos em caso de empate em um outro campeonato promovido pelo SMetal e a Livofus, o Torneio de Inverno dos Metalúrgicos.

Representantes do Sindicato explicaram aos atletas do Laranjeiras que são campeonatos diferentes, com regras também diferentes. Explicaram também que as normas da disputa foram debatidas e aprovadas em Congresso Técnico específico, com participação de representantes de todas as equipes inscritas para a disputa. Explicaram ainda que outros cabeças de chave também tiveram que enfrentar os pênaltis nas quartas de final.

Os organizadores do torneio solicitaram espírito esportivo ao time Laranjeiras Linha 42, que foi campeão várias vezes, com diferentes nomes, nos torneios promovidos pelo Sindicato e até pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Lembramos aos representantes do Laranjeiras que a trajetória deles em nossos torneios é tão vitoriosa que mereceu até uma homenagem na Câmara Municipal.

Mas também explicamos aos atletas que essa bagagem de vitórias – e a própria competência do time – não lhes davam o direito de mudar as regras da 11ª Taça Papagaio de Futsal, muito menos de pleitear vitória indevida.

Péssimo uso de redes sociais

Mesmo após expostos todos esses argumentos, pelo menos um integrante do time passou a fazer péssimo uso das redes sociais, assediando virtualmente seguidores do SMetal na rede de computadores e os incomodando com mensagens difamatórias, que não correspondem à verdade.

É lamentável que uma equipe vencedora, de atletas talentosos; uma equipe que já faz parte da tradição dos torneios do SMetal, tome atitudes impensadas e constrangedoras para ambas as partes. Ainda mais fazendo um uso deplorável das redes sociais.

No próximo ano, com a participação dos atletas da categoria, novos torneios virão. Haverá novos congressos técnicos, onde as regras poderão ser debatidas e, se for de comum acordo, modificadas.

Episódio lamentável

Reiteramos nosso pesar pela atitude infeliz de membros do Laranjeiras – Linha 42. Bem como reiteramos que, por mais que se iludam, a razão não está com os reclamantes. Regra é regra. E perder as vezes ajuda no amadurecimento das pessoas, dos profissionais e das equipes esportivas amadoras.

No mais, desejamos a todos – inclusive ao pessoal da equipe Laranjeiras – um feliz Natal, um ano novo de muita saúde e paz; e um 2016 repleto de vitórias, dentro das regras.

eliminação equipe esclarecimento esporte esportiva futsal laranjeiras liga Votorantinense linha 42 livofus nota papagaio regra SMETAL taça time