Orgulho de ser metalúrgico

SMetal é homenageado em sessão solene na Câmara na sexta-feira, 12

A sessão contará com apresentações artísticas, reflexão sobre as sete décadas do SMetal, além de saudações de figuras que fizeram parte da história do Sindicato

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

No dia 12, sexta-feira, o SMetal completa 70 anos de fundação.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) será homenageado na Câmara Municipal, em sessão solene sobre os 70 anos da entidade na sexta-feira, 12.

Proposta pelo vereador do Partido dos Trabalhadores (PT), Francisco França, a sessão contará com apresentações artísticas, reflexão sobre as sete décadas do SMetal, além de saudações de figuras que fizeram parte da história do Sindicato.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, destaca que este é um momento de recordar a história do Sindicato e das lutas dos metalúrgicos, mas principalmente refletir sobre os próximos 70 que virão.

“A luta dos metalúrgicos em Sorocaba foi fundamental para a economia da cidade, além da conquista de diversos direitos. Além disso, nossa história não é da porta da fábrica para dentro, enquanto Sindicato Cidadão mudamos a vida de muitos outros trabalhadores da cidade, através do Banco de Alimentos de Sorocaba e o incentivo à geração de renda, por meio do Ceadec”, diz.

O presidente completou reforçando que ainda há muito pelo que lutar nas próximas décadas. “Sabemos que ainda temos muita luta pela frente, muitos avanços para conquistar. Com a indústria 4.0, o mundo do trabalho está se transformando e acompanhamos essas mudanças para garantir que venham acompanhadas de direitos”, conta Leandro.

Já o vereador Francisco França explica que propôs a sessão solene para homenagear o SMetal devido às conquistas para a categoria na região de Sorocaba.

“Este é um dos principais sindicatos da nossa cidade e de toda a nossa região pelas lutas, por sua história, pelas suas lideranças e pelas suas conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras da categoria. E é por toda essa importância, e também pela trajetória do SMetal junto ao desenvolvimento da economia local, que este vereador propôs a realização de uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Sorocaba para celebrar os 70 anos do Sindicato dos Metalúrgicos e destacar o seu trabalho com a classe trabalhadora”, conta o vereador.

O evento é exclusivo para convidados e será realizado das 19h30 às 22h.

70 anos do SMetal

No dia 12, sexta-feira, o SMetal completa 70 anos de fundação. Com 45 mil metalúrgicos na base do Sindicato, a campanha “Orgulho de ser metalúrgico” busca retomar a visão de que ser metalúrgico é motivo de exaltar o papel fundamental que cada um cumpre na produção de riquezas no Brasil.

Ao longo deste ano, o Sindicato deve organizar diversas atividades para rememorar sua história e, principalmente, apontar para os caminhos que levarão ao futuro – sejam do mundo do trabalho ou da própria instituição.

70 anos SMetal camara municipal homenagem orgulho de ser metalúrgico sessão solene