Busca
Qualificação

Sindicato pede 1,5 mil vagas para cursos gratuitos na região

Pedido foi feito à representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) durante audiência pública dia 9, na Câmara de Sorocaba

Imprensa Smetal
Luciano Quirino / SECOM_CMS
Ana Paula, do MTE, recebe projeto do Sindicato das mãos do dirigente Alex Fogaça

Ana Paula, do MTE, recebe projeto do Sindicato das mãos do dirigente Alex Fogaça

Alex Sandro Fogaça, diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, entregou ao Ministério do Trabalho e Emprego do governo Dilma Rousseff, na última segunda-feira, dia 9, a minuta de projeto de qualificação profissional para atender trabalhadores de Sorocaba e região.

A proposta, que se enquadra no Planseq (Plano Setorial de Qualificação), pede a criação de 1,5 mil vagas em cursos de qualificação em diversas áreas da indústria, incluindo cotas para beneficiados do pro¬grama Bolsa-Família e pessoas com deficiência.

A proposta foi entregue à diretora do departamento de qualificação do Ministério do Trabalho, Ana Paula da Silva, durante audiência pública que tratou da qualificação profissional em Sorocaba.

Ana Paula recebeu bem a proposta dos Metalúrgicos e adiantou que em breve o MTE promoverá novo encontro em Sorocaba para, junto com o Poder Público, o Sindicato e o empresariado, dar início à formalização do convênio.

Audiência mobiliza sindicalistas, empresários e Poder Público

Trabalhadores, sindicalistas, representantes do empresariado, da Prefeitura e da Câmara de Sorocaba participaram na noite da última segunda-feira, dia 9, de uma audiência pública que discu¬tiu a qualificação profissional em Sorocaba e Região.

O encontro, realizado no plenário da Câmara, foi promovido pelo vereador Izídio de Brito (PT) e contou com a presença da diretora do Departamento de Qualificação da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ana Paula da Silva, dos secretários municipais Mário Taniguawa (Desenvolvimento Econômico) e Luís Alberto Firmino (Relações do Tra¬alho); e da especialista em políticas, educação e trabalho, Marinilzes Moradillo.

Nova audiência
Ao receber a minuta de um projeto do Sindicato dos Metalúrgicos que pede a abertura de 1,5 vagas de cursos profissionalizante para Sorocaba e Região, Ana Paula elogiou a iniciativa e acrescentou queem breve o Ministério agendará nova audiência em Sorocaba, para dar andamento ao pedido.

Para as palestrantes, a educação profissional tem importância fundamental para o crescimento sustentável do país e para a melhoria do bem-estar das famílias brasileiras.
O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) e o vereador Luís dos Santos (PNM) também participaram da audiência.

tags
alex audiencia publica câmara izidio qualificação qualificação profissional
VEJA
TAMBÉM