Busca
Ação Sindical

Sindicato cobra regularização do FGTS dos metalúrgicos da Aços MR

Após a assembleia realizada pelo SMetal nesta quarta-feira, 19, a metalúrgica Aços MR, que fica em Sorocaba, se comprometeu a regularizar o FGTS dos 18 trabalhadores, que não é depositado há sete anos

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Após a assembleia, na quarta-feira, 19, representantes da fábrica procuraram os dirigentes do Sindicato e se comprometeram a regularizar os depósitos dos trabalhadores

Após a assembleia, na quarta-feira, 19, representantes da fábrica procuraram os dirigentes do Sindicato e se comprometeram a regularizar os depósitos dos trabalhadores

A metalúrgica Aços MR não deposita o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) dos trabalhadores há sete anos e o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região realizou uma assembleia nesta quarta-feira, 19, para pressionar a empresa que regularize o depósito.

De acordo com o dirigente sindical Alessandro Marcelo, o SMetal teve conhecimento sobre a irregularidade no fim do ano passado e, imediatamente, alertou os trabalhadores sobre os riscos da decisão da empresa em acertar o Fundo de Garantia apenas na demissão.

Ele explicou que, desde janeiro de 2019, após decisão do STF, o trabalhador só pode pleitear na Justiça o depósito do FGTS dos últimos cinco anos, não mais de 30 anos.

“Por isso, o Sindicato tem pressionado as empresas da categoria para manterem em dia os depósitos do FGTS. No caso da Aços MR, se a empresa não regularizar o quanto antes a situação dos funcionários, eles podem perder pelo menos dois anos de contribuição quando forem demitidos”, explica Marcelo.

Após a assembleia, representantes da fábrica procuraram os dirigentes do Sindicato e se comprometeram a regularizar os depósitos dos trabalhadores. “A empresa ficou fazer os cálculos dos depósitos devidos e apresentar uma proposta da forma de pagamento em reunião na próxima semana”, conta.

A Aços MR fica no Jardim São Carlos e tem 18 trabalhadores.

tags
aços deposito fgts marcelo metalúrgico prescrição Regulamentação SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM