SAIBA MAIS

Sindicato Cidadão: SMetal apoia o I Simpósio Oncológico de Sorocaba

Evento foi realizado pela Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer (Asipeca), nos dias 9 e 10 de abril e discutiu a importância do atendimento digno aos que lutam contra a doença

Eduardo Cardonha
Izídio de Brito representou SMetal no I Simpósio Oncológico de Sorocaba

Com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), aconteceu nos dias 9 e 10 de abril, o I Simpósio Oncológico de Sorocaba, realizado pela Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer (Asipeca).

O Secretário de Organização do SMetal e também conselheiro municipal de saúde, Izídio de Brito, representou a entidade no evento.

“Apoiar ações como essa faz parte do nosso conceito de Sindicato Cidadão, é nossa prioridade atuar com foco, não apenas na nossa categoria, mas em prol da saúde e da qualidade de vida para toda sociedade. A Asipeca tem história no município e dá um passo a mais nessa luta pelas pessoas com câncer. Precisamos garantir que os pacientes oncológicos tenham o melhor suporte, seja na instituição, na rede de saúde municipal ou estadual”, reforça.

Letícia Hoffmann Castanho, presidente da Asipeca, conta que o simpósio teve como objetivo integrar os profissionais de saúde da área e ampliar o conhecimento sobre os tratamentos oncológicos e novas tecnologias.

“Nosso foco foi partilhar a importância do atendimento de uma equipe multidisciplinar junto aos médicos oncologistas, e ainda a necessidade de diálogo entre município e estado para que o paciente seja atendido com dignidade e com respeito, e que seus direitos sejam alcançados”, concluiu a presidente da entidade.

Eduardo Cardonha
I Simpósio Oncológico foi realizado pela Asipeca

O simpósio contou com palestras e mesas redondas que trataram sobre os diversos assuntos que abrange o tratamento, desde o suporte jurídico ao tratamento multidisciplinar oferecido pela entidade.

Sobre a Asipeca
A ASIPECA foi fundada em 2007 por Nilton Antunes Fogaça Filho, que também precisou lutar contra um câncer. Hoje a associação possui mais de 40 profissionais, entre voluntários e contratados que atuam no tratamento e suporte para mais de 300 pacientes adultos de Sorocaba e região.

Sindicato Cidadão
O princípio de Sindicato Cidadão do SMetal é sempre atuar para além do chão da fábrica, envolvendo os trabalhadores e trabalhadoras em ações em defesa de direitos sociais, como cultura, educação, esporte, entre outras.

asipeca câncer izidio pessoacomcancer Simpósio sindicatocidadao SMETAL Sorocaba