Sorocaba

Sindicalistas colhem assinaturas em prol do vale-transporte para desempregados

Ação aconteceu nesta quinta, dia 2, em frente ao terminal Santo Antônio; objetivo da CUT e demais centrais sindicais é protocolar um Projeto de Lei que garanta passagens gratuitas a pessoas que estão em busca de emprego

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Coleta de assinaturas aconteceu nesta quinta-feira, dia 2, em frente ao Terminal Santo Antônio, em Sorocaba

Representantes da subsede da CUT Sorocaba e demais centrais sindicais estiveram na manhã desta quinta-feira, dia 2 de junho, em frente ao terminal Santo Antônio, coletando assinaturas em defesa do Vale-Transporte Social aos trabalhadores desempregados. Com o abaixo-assinado, o objetivo é protocolar um Projeto de Lei (PL) de Iniciativa Popular em diversos municípios do Estado de São Paulo e cobrar a discussão sobre o direito à mobilidade para todos.

Izídio de Brito, secretário de organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), enfatiza a importância da iniciativa, que é uma das pautas prioritárias da agenda de lutas proposta em conjunto pelas Centrais Sindicais. “A mobilização pelo passe gratuito para trabalhadores desempregados tem uma receptividade muito boa entre a população, pois, infelizmente, é uma necessidade de muitos em nosso país”, contou.

Para ele, garantir mecanismos para que o trabalhador tenha como ir em busca de inserção ou recolocação no mercado de trabalho é urgente. “Para sair de casa, pegar dois ou três ônibus, uma pessoa desempregada deixa, no mínimo, R$ 20, R$ 25 por ida em busca de um emprego, o que, nesse momento, ele não tem. Espero que as autoridades e futuras candidaturas, já que estamos em ano de eleição, assumam essa responsabilidade, que é um problema sério do nosso país”, enfatizou.

A secretária da juventude da CUT-SP e membro do conselho da direção do SMetal, Priscila dos Passos Silva, conta que as mobilizações e ações em prol do Vale-Transporte Social aos trabalhadores desempregados continuam. “Diante da atual situação do país, de extrema-pobreza e desigualdades, garantir o direito ao transporte da população que vem sofrendo com o desemprego é a pauta prioritária das centrais. É uma luta de todos e quem não conseguir aderir ao abaixo-assinado físico, pode assinar o documento online. O importante é participar”.

Para assinar ao abaixo-assinado online acesse: www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/57162

Vale-transporte para desempregados é possível

Mauá, na região do ABC Paulista, foi o primeiro município do Brasil a atender à reivindicação das Centrais Sindicais. Em ato realizado no fim de março, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) apresentou o cartão Vale-Transporte Social, que será disponibilizado aos trabalhadores e as trabalhadoras que estão em busca de uma recolocação, com direito a 20 passagens gratuitas de ônibus, que pode ser renovada por mais um período. Esses trabalhadores também poderão se inscrever em cursos profissionalizantes.

abaixo assinado cut desempregado gratuita lei ônibus projeto protocola sindicato social subsede terminal transporte vale