Começa na próxima segunda-feira, 7, o resgate de valores esquecidos nos bancos brasileiros. As datas estão sendo agendadas de acordo com o ano de nascimento dos cidadãos ou fundação das empresas. No total, 28 milhões de brasileiros, entre pessoas físicas e jurídicas, têm dinheiro esquecido nos bancos e poderão solicitar o saque nesta primeira rodada de liberação dos recursos.
Para quem nasceu antes de 1968, o período de agendamento para consulta e resgate é de 7 a 11 de março (repescagem dia 12); entre 1968 e 1983, no período de 14 a 18 de março (repescagem dia 19); e após 1983, de 21 a 5 de março (repescagem dia 26).
Na etapa de consulta, que já está disponível no valoresareceber.bcb.gov.br, basta digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e verificar a possível quantia disponível. Já na segunda etapa, é preciso fazer um login pelo Portal Gov.br.
Saiba como consultar se possui dinheiro esquecido em Bancos
A liberação das consultas e resgates será feita por fases. Para quem perder essas datas, haverá um período de repescagem um dia depois do fim do prazo.
De acordo com o Banco Central, o valor total estimado para a fase 1 é de R$ 4 bilhões para pessoas físicas e jurídicas. Os valores solicitados por usuários que indicaram a chave Pix devem ser devolvidos pelas instituições em até 12 dias úteis.
Bancos têm até 12 dias úteis para pagar dinheiro “esquecido” via Pix