Busca
RMS

Região Metropolitana é aprovada por unanimidade

Depois de nove anos de luta do deputado Hamilton Pereira (PT) e de movimentos sociais, foi aprovada nesta terça-feira, dia 8, o projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Sorocaba

Imprensa SMetal
Foguinho/Arquivo SMetal

Governo estadual encampou o projeto do deputado Hamilton

Depois de nove anos de luta do deputado Hamilton Pereira (PT) e de movimentos sociais, foi aprovada nesta terça-feira, dia 8, o projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Sorocaba. A aprovação foi unânime entre os deputados do parlamento paulista (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp). A proposta agora segue para sanção do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), que deve transformá-la em lei.

O projeto original de criação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) foi apresentado por Hamilton à Alesp em 2005. Desde então o parlamentar vem angariando apoios de prefeitos, vereadores e instituições da região para a proposta. A pedido do deputado, vários estudos técnicos foram realizados sobre a viabilidade da iniciativa.

A partir do ano passado a Prefeitura de Sorocaba e o Governo do Estado encamparam a proposta. O Poder Executivo do Estado assumiu o projeto e o reapresentou na Alesp, o que agilizou seu trâmite junto à bancada do governo.

De acordo com Hamilton, a integração entre os municípios da região deve incentivar o crescimento e o desenvolvimento de forma igualitária, destacando a vocação de cada uma das 26 cidades que formam a RMS.
Antes mesmo de apresentar seu projeto à Alesp, em 2005, Hamilton já vinha participando, desde o final dos anos 90, do Fórum para o Desenvolvimento Regional de Sorocaba, articulado por movimentos sociais e liderado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba.

tags
26 municipios aprovada Hamilton Pereira região de abrangencia região metropolitana rms
VEJA
TAMBÉM