Redução de Jornada

Prorrogação do acordo na Sidor é aprovada por 94,29% dos votos

Deliberada pelos trabalhadores da fábrica em assembleia eletrônica, realizada entre os dias 30 e 31 de julho, no Portal SMetal, a redução das jornadas e salários será prorrogada por mais 30 dias

Foguinho/Arquivo Imprensa SMetal
A Sidor produz molas especiais e fica na Avenida Jerome Case, na zona industrial de Sorocaba

Com 94,29% dos votos favoráveis, os trabalhadores da Sidor aprovaram a prorrogação do acordo de redução de jornada e salários na empresa por mais 30 dias. A assembleia foi realizada à distância, pela plataforma eletrônica no Portal SMetal, entre os dias 30 e 31 de julho.

Com a negociação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), os trabalhadores mantêm os termos aprovados no acordo anterior, em assembleia realizada no mês de abril, e ampliam a estabilidade no emprego por mais 60 dias – 30 dias do acordo, mais o mesmo período depois do término da redução das jornadas.

Na prorrogação do acordo ficou determinado ainda que, se o governo não pagar o Benefício Emergencial de Proteção ao Emprego e Renda (Beper), a empresa fica responsável pela remuneração integral aprovada pelos trabalhadores.

Dos 52 trabalhadores abrangidos no acordo e com direito a voto, 35 (67,31%) participaram da votação. Desses, 33 (94,29%) foram favoráveis à proposta, 1 contrário (2,86%) e 1 (2,86%) optou por se abster. O acordo tem como base o decreto 10.422/2020 à Lei nº 14.020 (MP 936 depois sancionada), que ampliou os prazos para redução da jornada e suspensão dos contratos.

Segundo o dirigente sindical Alessandro Marcelo, durante a negociação, o SMetal buscou garantir a manutenção dos postos de trabalho durante a pandemia da Covid-19. “Sabemos que algumas empresas têm passado por dificuldades com a crise econômica e sanitária que tomou o mundo. Nosso papel, enquanto representantes dos metalúrgicos, é minimizar o impacto na vida desses trabalhadores”, conta.

A Sidor produz molas especiais e fica na Avenida Jerome Case, zona industrial de Sorocaba.

assembleia beper eletrônica Emprego jornada manutenção redução salário sidor SMETAL Sorocaba