Busca
Araçoiaba da Serra

Profissionais do Mais Médicos fortalecem a atenção à saúde integral

Eles investem em prevenção, orientando a população, nos bairros, sobre doenças, fazem o acompanhamento da família e atendem crianças, jovens, adultos e idosos

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A médica Aimar, especializada em saúde integral, atua no bairro Alcides Vieira

O Programa Mais Médicos, do governo federal, completou dois anos, neste mês, com 18.240 médicos em 4.058 municípios. Entre eles, estão os sete profissionais que trabalham em Araçoiaba da Serra. São seis cubanos e uma brasileira – que se formou na Argentina.

A primeira profissional chegou em janeiro do ano passado e os outros médicos cubanos em abril do mesmo ano. A brasileira é a médica mais recente do programa, em Araçoiaba. Ela atua há um mês no município.

Cada um atua em uma unidade básica de saúde e já estão totalmente integrados às comunidades. De acordo com a secretária de Saúde, Maria do Carmo Pelisão, a maior transformação que houve de um ano para cá foi o fortalecimento da atenção básica à saúde. “Pela fixação do profissional todos os dias e a possibilidade de se fazer realmente saúde integral. Cuidar da criança, da mulher, do homem, do idoso. Isso é uma oportunidade única para os municípios, e a população vem sentindo isso”, explica Maria do Carmo.

A médica Aimar Martinez, 34, fez seis anos de medicina em Cuba, onde a saúde da família é tratada como prioridade. Especialista em medicina integral, antes de vir ao Brasil ela trabalhou na Venezuela por dois anos e três meses. Depois, voltou à Cuba, onde fez curso de português e se preparou para vir ao Brasil.

Ela, assim como todos os outros médicos do programa federal passou um período em São Paulo fazendo os cursos e provas exigidos, antes de ir à Araçoiaba. Aimar conta que no início muitas pessoas queriam ser consultadas apenas para conhecer os profissionais recém-chegados. “Eu adoro, até hoje nunca tive nenhum problema”, afirma.

O destaque desse programa é para a atenção dada à população, no que diz ao acompanhamento do paciente. O contato é mais próximo tanto na unidade de saúde quanto no próprio bairro. “Orientamos a população sobre as doenças porque muitas pessoas que tem diabetes ou hipertensão, por exemplo, não sabem o que precisam mudar no dia a dia”

“A gente sente essa satisfação da população. Além de melhorar o acesso, tem um atendimento de qualidade”, ressalta a secretária municipal de saúde Maria do Carmo Pelisão.

Maria do Carmo Pelisão é secretária municipal de saúde em Araçoiaba da Serra (foto: Foguinho/Imprensa SMetal)

tags
adultos araçoiaba da serra Cidadania cidade doentes fortalece idosos Mais médicos programa do governo federal
VEJA
TAMBÉM