Busca
Sem crise

Produção de caminhões cresceu 67,5% em comparação com 2009

Crescimento foi superior até mesmo ao ano de 2008, que bateu recordes de produção

Imprensa Smetal Sorocaba
Arte Imprensa Smetal

A produção de caminhões no Brasil de janeiro a abril de 2010 cresceu 67,59% em relação ao mesmo período de 2009. No setor de caminhões pesados, o crescimento foi ainda maior: 96,99%. Os números fazem parte de um levantamento elaborado pela subseção do Dieese dos metalúrgicos de Sorocaba.

Em números absolutos, as montadoras no Brasil produziram 57.786 caminhões no primeiro quadrimestre deste ano. Em 2009, no mesmo período, a produção foi de 34.480 unidades, considerando-se caminhões de todos os portes (leves, semi-leves, médios, semi-pesados e pesados).

O Sindicato dos Metalúrgicos admite que 2009 foi um ano de crise e que este é o ano de recuperação no Brasil, um dos países que saiu mais rápido da turbulência econômica mundial. “Mas isso não pode servir de desculpa para os patrões minimizarem o crescimento do setor”, afirma o presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva.

O comentário de Terto toma como base o próprio estudo do Dieese, que também compara a produção de 2010 com a de 2008, ano anterior à crise, em que quase todos os setores da indústria bateram recordes de produção.

O estudo mostra que a produção de caminhões nos primeiros quatro meses deste ano também está superior ao primeiro quadrimestre de 2008. Nesse caso, o crescimento foi de 13,43%.

tags
caminhões crise Dieese montadoras produção
VEJA
TAMBÉM