Busca
FEM

Plenária regional em Salto debateu itens da campanha salarial

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) realizou nesta sexta-feira, dia 17, em Salto, a terceira Plenária Regional para debater a campanha salarial da categoria deste ano

Imprensa SMetal
Foguinho
Em pé, presidente do Sindicato dos metalúrgicos de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva

Em pé, presidente do Sindicato dos metalúrgicos de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) realizou nesta sexta-feira, dia 17, em Salto, a terceira Plenária Regional para debater a campanha salarial da categoria deste ano. O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Salto, e reuniu dezenas de sindicalistas das regiões de Salto, Sorocaba, Itu e Cajamar.

Antes de debaterem os itens da pauta de reivindicações da categoria, que será entregue à bancada patronal na campanha salarial deste ano, os sindicalistas assistiram a uma apresentação sobre o atual cenário econômico, feita pelo economista André Cardoso, da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) da FEM.

Já o assessor jurídico da FEM, Raimundo Oliveira, fez uma ampla exposição sobre as cláusulas sociais reivindicadas nas últimas campanhas salariais.

Para o presidente da FEM, Valmir Marques, o Biro Biro, a realização das plenárias em várias regiões do estado de São Paulo é ainda mais importante neste ano, pois além das cláusulas econômicas – como reajuste salarial e elevação do piso -, a campanha salarial também vai definir cláusulas sociais. “Essas cláusulas sociais visam atender diversos seguimentos dos trabalhadores, como as mulheres, as pessoas com deficiência, entre outros. A construção dessa pauta pelos metalúrgicos é muito importante, pois ela se torna uma referência para todo o Brasil”, comenta.

Formato democrático

O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) da CUT, Paulo Cayres, que prestigiou o evento, ressaltou a importância das plenárias regionais para a construção democrática da pauta de reivindicações. “Essa descentralização é muito relevante para a construção da pauta, porque ela não é definida de cima para baixo, ela é construída junto com os dirigentes que conhecem a realidade das suas bases”, afirma.

Antes de Salto, a FEM já realizou plenárias nas regiões de Pindamonhangaba, Matão e ABC. “Gostaria de parabenizar a FEM pela escolha desse formato de regionalização da campanha salarial, pois isso nos dá condições de debater mais profundamente as cláusulas econômicas e sociais e avançar ainda mais na luta dos trabalhadores”, opina Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

tags
Ademilson Terto da Silva Campanha Salarial categoria metalúrgica Debate federaçao estadual dos metalurgicos da cut fem o Biro Biro paulo cayres plenaria regional 2013 salto Valmir Marques
VEJA
TAMBÉM