Busca
Exclusivo

Paulo Roberto e Henal comentam a boa fase do São Bento na série A1

Em entrevistas concedidas à Imprensa SMetal, goleiro e técnico comentam a ascensão do EC São Bento e seu desempenho na A1 do Campeonato Paulista

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

O treino desta quinta, no Humberto Reale, foi leve e de caráter regenerativo para os atletas que enfrentaram o Corinthians na noite anterior

O goleiro Anderson Silva Santana, Henal, chegou no Esporte Clube São Bento em novembro de 2010, uma época difícil para os jogadores e para os torcedores do Azulão. Além da crise financeira, no ano seguinte o time caiu para a Série A3 do Campeonato Paulista.

Mesmo assim, o trabalho desenvolvido por Henal e sua dedicação foram reconhecidos pela torcida mesmo no momento do rebaixamento. “Ela me deu todo o apoio”. Na época, o goleiro, nascido em Tupã, declarou que não sairia do São Bento enquanto ele não voltasse para a A1.

No atual momento, com o tradicional time sorocabano seguindo invicto no Paulista, Henal afirma a busca pelo título “estamos jogando para ganhar, não apenas para participar”.

Tanto na voz de Henal quanto na do técnico Paulo Roberto Santos essa ascensão – da A3 para A2 no final de 2013 e da A2 para a elite do futebol paulista, no início de 2015 – deve-se em boa parte à nova diretoria, que vem mostrando capacidade e compromisso para valorizar os atletas, deixar as contas em dia, investir e fazer o time melhorar.

Henal sonha este ano em “pular o alambrado, de novo, para comemorar o título com a torcida”, como fez em 2013, quando o São Bento foi campeão da A3 e garantiu o retorno para a A2.

Esquema tático

Pela terceira vez no comando do São Bento, [2013, 2015 e 2016], Paulo Roberto Santos, que passou recentemente por um susto devido à arritmia no coração, afirma que o sucesso depende de planejamento. Como no caso das contratações dos atletas. “Se conseguirmos planejar isso, já é 50%”.

Paulo Roberto foi treinador no acesso do time para a Série A2 e na manutenção da equipe na A1 ano passado. No segundo semestre de 2015, como não havia condições do São Bento mantê-lo porque disputou poucos jogos, Paulo foi para o Guarani. Mas retornou ao Azulão ainda no final do ano passado, a fim de preparar a equipe para esta temporada bastante convincente que vem mostrando na elite do futebol paulista.

As entrevistas foram realizadas um dia após o jogo do Bentão contra o Corinthians, no campo do Walter Ribeiro (CIC), em Sorocaba. Sob sol forte em cima do gramado do Centro de Treinamento, na Vila Hortência, Paulo Roberto responde que a diretoria ainda não se decidiu quanto à participação do São Bento na Copa Paulista. Já que há possibilidade de acesso à Série D do Brasileiro e “não há como conciliar os dois campeonatos, que acontecem no segundo semestre”.

O esquema tático de Paulo Roberto, que têm feito o time do interior jogar de igual para igual com as equipes consideradas grandes, como aconteceu recentemente contra o Palmeiras e o Corinthians, é elogiado pelos torcedores e por comentaristas de grandes redes esportivas.

Mas o técnico conta que a estratégia de contratação de reforços, o trabalho desenvolvido com a equipe na pré-temporada e o bom relacionamento com a diretoria do clube também têm sido fundamentais para o bom desempenho do Azulão.

Perguntado sobre a possibilidade de conquistar o título do campeonato, Paulo afirma que o São Bento trabalha com vários objetivos nesta etapa do Paulistão 2016, e não apenas um. “O primeiro objetivo é não ser rebaixado, é continuar na A1. Depois, se classificar para entrar na [série] D no Brasileiro. Só depois vêm o pensamento sobre o título de campeão”, afirma.

Próximo desafio: sábado

No treino desta quinta-feira, dia 25, o trabalho com os atletas que entraram em campo contra o Corinthians na noite anterior foi apenas regenerativo. “Os atletas precisam estar descansados porque o próximo desafio é em 48 horas”.

Paulo Roberto contou que o desgaste dos atletas nos últimos três jogos, em uma semana, foi significativo. Desde quarta-feira, o Azulão enfrentou a o São Bernardo, a Ponte Preta e o Corinthians. Venceu o São Bernardo por 3 a 0 e empatou os últimos dois jogos, por 0 a 0 e 1 a 1, respectivamente.

Esses resultados mantiveram o São Bento na liderança do Grupo A, à frente inclusive do Santos. Se vencer o Água Santa vai somar três pontos, acumular 13 pontos ganhos na sétima rodada e se isolar na liderança. “A meta é vencer. Mas pontuar [empatar e somar apenas um ponto] também não é ruim na fase em que estamos”.

Uma das preocupações do técnico é a de fazer com que a equipe atinja o pico de alto desempenho no momento certo do campeonato. “Ela está jogando com bom desempenho e está próxima de atingir o pico”, ressalta. Não há mistério para Paulo Roberto: “O bom resultado é sempre a vitória”.

Confira no final desta página um vídeo com os principais trechos da entrevista de Paulo Roberto Santos e Henal.

São Bento invicto

1º jogo: 1×1 contra Ituano, em Barueri dia 30/01
2º jogo: 2×2 contra Palmeiras, Pacaembu, dia 4/2
3º jogo: 1×0 contra Novo Horizontino, CIC, 10/2
4º jogo: 3×0 contra São Bernardo, CIC, 14/2
5º jogo: 0x0 contra Ponte Preta, Campinas, 20/2
6º jogo: 1×1 contra Corinthians, CIC, 24/2
7º jogo: Próximo jogo contra o Água Santa, em Diadema, às 17h

https://www.youtube.com/watch?v=BDDDwljOsEk

Paulo Roberto e Henal comentam a boa fase do São Bento na série A1

tags
a1 azulão campeonato desempenho exclusivo fase Futebol Henal Imprensa SMetal jogos paulista paulistão Paulo Roberto planejamento São Bento SMETAL
VEJA
TAMBÉM