Inclusão social

Parceria SMetal e ASFA é renovada para mais um ano de atuação

Após campanha vitoriosa no futebol masculino em 2022, este ano deve ser de ampliação da modalidade de vôlei adaptado feminino e masculino; parceria entre as entidades já dura cinco anos

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Reunião aconteceu na última semana e contou com participação de Leandro Soares, Dinho Nunes e Reginaldo Andrade

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Associação Sorocaba Futebol de Amputados (ASFA) renovaram a parceria entre as instituições. Com essa atualização, são cinco anos de atuação conjunta em que SMetal apoia a promoção da inclusão social das Pessoas Com Deficiência (PCDs) no esporte sorocabano.

Na reunião, que aconteceu na semana passada, os representantes das entidades analisaram um balanço das conquistas e avanços da parceria no último ano. Leandro Soares, presidente do SMetal, e Adilson Nunes (Dinho), presidente da ASFA, recordaram os títulos conquistados pelo São Bento Futebol de Amputados e o aumento de participantes na modalidade. O tesoureiro da Associação, Reginaldo Andrade, também esteve presente no encontro.

“Em 2022, colhemos frutos dessa parceria. Conseguimos ficar com boas colocações em diversas competições como Campeonato Paulista e Copa do Brasil. No cenário do futebol de amputados nacional, a ASFA teve grandes conquistas. Para 2023, almejamos ser campeões e solidificar nosso trabalho no país”, comenta Dinho.

Ano passado, o São Bento Futebol de Amputados – equipe que faz parte da estrutura da ASFA – conquistou o vice-campeonato na Copa do Brasil da modalidade, o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e no Paulista. Neste ano, a comissão técnica pretende aprimorar o ritmo de jogo dos atletas. Segundo o presidente da ASFA, a ideia é levantar o caneco de “campeão” na temporada que começa no dia 18 de março, com o Paulistão.

Muito além das conquistas esportivas, o Sindicato dos Metalúrgicos entende que os últimos cinco anos desta parceria também devem ser celebrados pela perspectiva do incentivo às práticas esportivas dentro do universo PCD. Atualmente, a ASFA conta com 100 cadastrados na Associação, sendo que 69 estão praticando nos times de futebol masculino e feminino de amputados. No começo da parceria, eram 12 jogadores. Pessoas que, como já contamos aqui outras vezes, superaram as adversidades por meio do esporte.

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Parceria foi firmada entre as entidades em 2018 e faz parte das ações do Sindicato Cidadão, praticadas pelo SMetal

“Quando pensamos que há quase 70 atletas se movimentando, aprendendo e se dedicando no esporte PCD, entendemos que nossa parceria é bem-sucedida. Isso porque a maior retribuição que podemos receber é o valor que esses jogadores e jogadoras geram para a nossa cidade, levando o nome de Sorocaba para o mundo”, comenta Leandro Soares.

Futuro

Hoje, ao menos doze meninas treinam futebol no time da Associação. Mas, como o SMetal mostrou na reportagem de março de 2022, não há equipes no país para que elas possam desenvolver um trabalho ou competir profissionalmente. Esse cenário, além de mostrar que é necessário investir no futebol feminino de amputados, também traz a necessidade de repensar a rota, para que as atletas não fiquem paradas.

Elas continuam treinando o futebol, mas toparam um desafio diferente: compor a equipe de vôlei adaptado da ASFA. Em 2023, as jogadoras irão treinar na estrutura disponível no Clube dos Metalúrgicos do SMetal. Segundo Dinho, o objetivo é que elas estejam prontas para o Campeonato Paulista de Vôlei Sentado, que acontece em outubro de 2023.

Quem tiver interesse em participar do futebol masculino ou vôlei adaptado para ambos gêneros, pode entrar em contato com a Associação por meio do telefone (15) 98155-0221 ou (15) 974047464.

asfa campeonato Futebol Futebol de Amputados parceria Sindicato Cidadão vôlei adaptado vôlei sentado