Busca
Decisão

Pannunzio é eleito prefeito de Sorocaba por 2% de vantagem

Numa das votações mais acirradas da história de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) venceu Renato Amary (PMDB) no segundo turno da eleição em Sorocaba, realizada neste domingo (28).

Imprensa SMetal
Adriana Almeida/ Imprensa SMetal
Pannunzio comemorou o resultado junto a correligionários em seu comitê da Vila Leão, onde também atendeu à imprensa

Pannunzio comemorou o resultado junto a correligionários em seu comitê da Vila Leão, onde também atendeu à imprensa

Numa das votações mais acirradas da história de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) venceu Renato Amary (PMDB) no segundo da eleição municipal, realizada neste domingo (28).

Pannunzio foi eleito prefeito com 162.829 votos (51,04% dos votos válidos). Renato Amary (PMDB) teve 156.220 votos (48,96% dos votos válidos). A diferença entre os dois candidatos foi de apenas 2,08%, o que corresponde a 6.609 votos de vantagem.

Um total de 351.273 eleitores compareceram às urnas, o que representa 82,16% de 427.542 aptos a votar e 10.619 (3,02%) eleitores votaram em branco, outros 21.605 (6,15%) anularam o voto.

O número de eleitores que não participou da escolha do próximo prefeito de Sorocaba foi de 108.493 (27%) entre abstenções, brancos e nulos.

A apuração do TSE foi concluída às 19h10. Instantes depois de já estar matematicamente eleito, Pannunzio comemorou com dezenas de apoiadores correligionários, na sede do diretório do PSDB, na rua Guaicurus, na Vila Leão.

Em entrevista coletiva, Pannunzio agradeceu a militância e negou que a vitória sobre seu opositor tenha sido o desfecho de uma guerra. “Na guerra existe, por exemplo, a Convenção de Genebra. Ou seja, existem regras que são respeitadas. Diferentemente dessa eleição, aonde o outro candidato desrespeitou todas as regras”, declarou em tom de desabafo.

Renato Amary

Emocionado, o candidato derrotado de Sorocaba, Renato Amary (PMDB), em entrevista curta, que aconteceu às 18h50 deste domingo, agradeceu os cabos eleitorais, eleitores e pessoas ligadas ao seu grupo de campanha.

Na oportunidade, Amary, em breve pronunciamento, parabenizou o prefeito eleito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). “Quero que ele (Pannunzio) faça uma boa gestão nesses quatro anos”, pronunciou.

Amary não afirmou se vai concorrer a próxima eleição, que ocorre em 2016.

Vai ter que dialogar

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ademilson Terto da Silva, o segundo turno das eleições revelou um eleitorado dividido na cidade. “Com pouco mais de 2% dos votos válidos, o candidato tucano venceu com uma margem muito apertada. Se consideramos o total de eleitores da cidade [427.542] a margem foi menor ainda, cerca de 1,7%.”

“Se não quiser ver aumentar rapidamente a insatisfação popular, inclusive entre eleitores dele mesmo, Pannunzio vai ter que dialogar com os mais diversos setores da sociedade; o que ele não fez quando governo a cidade mais de 20 anos atrás”, critica Terto.

Renato Amary agradeceu os votos que recebeu, parabenizou a equipe de campanha e fez breve pronunciamento à imprensa logo após a conclusão da apuração dos votos

tags
acirrada amary eleições eleições 2012 guerra militancia municipal pannunzio pmdb PSDB Sorocaba tribunal superior eleitoral tse vitoria Votação
VEJA
TAMBÉM