Palavra do presidente: Os patrões também precisam querer negociar

Em artigo, o presidente do SMetal, Leandro Soares, reafirma que o SMetal e a FEM-CUT estão empenhados na luta por aumento real nos salários e ampliação dos direitos. Confira!

Leandro Soares, presidente do SMetal - publicado na Folha Metalúrgica n° 1021
Lucas Delgado

Leandro Soares é funcionário da ZF do Brasil (Planta 2) e presidente do SMetal

Já passamos mais de um mês da nossa data-base, 1º de setembro, e ainda não recebemos uma proposta que contemple a necessidade dos trabalhadores e das trabalhadoras. Para que o reajuste justo seja aplicado no bolso dos trabalhadores e que a categoria possa garantir direitos trabalhistas, as negociações entre sindicatos, metalúrgicos e patrões precisam ser concluídas.

A categoria já decidiu: é aumento real, mais a renovação e ampliação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), ou os metalúrgicos e as metalúrgicas de Sorocaba e região vão cruzar os braços. O aumento real foi conquistado pela maioria dos trabalhadores nas negociações coletivas do primeiro semestre em todo país. Além disso, a economia e as políticas sociais estão avançando no Brasil. É possível sairmos vitoriosos nesta campanha. E estamos no caminho certo.

Os trabalhadores da base do SMetal e dos sindicatos filiados à nossa Federação Estadual dos Metalúrgicos em São Paulo (FEM-CUT/SP) intensificaram as mobilizações em busca das reivindicações da categoria. Diretores sindicais participaram das rodadas de negociação com a patronal e estiveram à frente de assembleias nas fábricas. A categoria também aprovou a paralisação de seus trabalhos, se for preciso.

A linha de atuação do Sindicato é clara: defendemos os direitos da categoria, batalhamos pelo reajuste salarial e estamos dispostos a lutar por meio da greve, se preciso. No entanto, não somos adversários intransigentes. Depois de algumas rodadas de negociação a nível de estado, agora estamos convocando uma reunião com as empresas da região para esta semana. Exatamente para dialogar e negociar, mais uma vez, uma proposta que seja boa para todo mundo. Um acordo que beneficie não apenas os trabalhadores, mas também as empresas e a economia como um todo.

Mas não é bem isso que os empresários demonstram querer. Ao serem procurados pela nossa direção, dizem estar esperando a decisão do sindicato patronal, e as negociações não avançam.

Não podemos permitir que a categoria fique desprotegida e desvalorizada. Assinar a Convenção Coletiva de Trabalho não é apenas um ato burocrático, é o reconhecimento dos direitos adquiridos e a valorização dos metalúrgicos.

O Sindicato continua sendo propositivo e tem o compromisso de geração de emprego e renda, mas a nossa prioridade agora é atender à reivindicação da nossa categoria. Os trabalhadores estão mobilizados, como mostrou os metalúrgicos da Tamboré junto ao SMetal. Depois de dois dias em greve, negociaram e conquistaram um acordo com aumento real e direitos sociais.

A gente já sabe o que precisamos fazer para alcançarmos sucesso na Campanha Salarial, mas os patrões precisam querer negociar.

artigo aumento campanha leandro reajuste salarial sindicato SMETAL soares