Negociações do SMetal devem injetar R$ 15 mi por mês na economia regional

Ao todo, 95% da categoria foi beneficiada pelos acordos fechados pela Federação Estadual dos Metalúrgicos e pelo SMetal e mais de 42 mil metalúrgicos garantiram reajuste salarial de pelo menos 9%

Arquivo SMetal
São milhões de reais negociados pela diretoria do Sindicato que serão injetados em comércios, instituições e serviços em toda cidade

Mais de R$ 15 milhões devem ser injetados mensalmente na economia de Sorocaba e região com as negociações da Campanha Salarial de 2022. Ao todo, 95% da categoria foi beneficiada pelos acordos fechados pela Federação Estadual dos Metalúrgicos e pelo SMetal. Isso significa que mais de 42 mil metalúrgicos garantiram reajuste salarial de pelo menos 9% e também têm os direitos protegidos pelas Convenções Coletivas de Trabalho.

“As negociações com as bancadas patronais são sempre muito difíceis. Em 2022, novamente, os patrões tentaram pagar reajuste abaixo da inflação e até mesmo parcelar esse valor. Nossa luta constante e firme ao lado da FEM, junto da mobilização nas portas de fábrica, foi o que garantiu aumento acima do INPC do período e os direitos. É esse o compromisso do SMetal: trabalhar sempre pelo melhor para categoria”, enfatiza Leandro Soares.

“São milhões de reais negociados pela diretoria do Sindicato que podem ser gastos no mercado do bairro, na casa de material de construção ou no pagamento de uma dívida. Quando a categoria é valorizada, todo mundo ganha. A empresa tem trabalhadores motivados, os metalúrgicos ampliam o poder de compra e, dessa maneira, a economia local e regional também é beneficiada. Esse é compromisso do SMetal com a base e também com desenvolvimento econômico de Sorocaba e região”, completa o presidente.

CCTs estão disponíveis no Portal Smetal

Todas as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) já foram assinadas pela FEM-CUT/SP e pelos 13 sindicatos filiados, com renovação. Com as CCTs, a categoria garante importantes direitos, como a licença maternidade de 180 dias, adicional noturno maior do que previsto por lei, estabilidade do emprego na pré-aposentadoria, garantias inerentes aos jovens e as mulheres, seguro de vida, auxílio funeral, ausências justificadas, entre outros.

A direção do SMetal destaca que é importante os trabalhadores conhecerem os direitos estabelecidos nas CCTs e, no caso de descumprimento por parte das empresas, devem denunciar imediatamente.

“Todas as CCTs ficam no nosso site, com fácil acesso para a categoria ver quais foram os direitos negociados e garantidos. Os dirigentes do SMetal estão sempre prontos para agir quando alguma empresa vai contrária ao que foi negociado, é nosso papel proteger os metalúrgicos e estamos sempre à disposição para isso. Contem sempre com seu Sindicato”.

Em caso de não cumprimento das garantias das CCTs, o trabalhador pode acionar o Sindicato. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (15) 3334.5400, pelo whatsapp (15) 99714.9534. Também é possível utilizar o canal “Denuncie”, no Portal SMetal, onde não é preciso se identificar.

Campanha Salarial Economia Negociações região