Busca
Palavra do presidente

Não há conquista sem sindicato forte e sem luta dos trabalhadores!

Em artigo, o presidente do SMetal afirma que a missão do Sindicato na Campanha Salarial é clara: garantir que cada metalúrgico (a) sejam tratados com dignidade e justiça

Leandro Soares, presidente do SMetal - publicado na Folha Metalúrgica n° 1022
Foguinho/Imprensa SMetal

Leandro Soares é metalúrgico da ZF do Brasil (Planta 2) e presidente do SMetal Sorocaba

O levante dos trabalhadores e das trabalhadoras em defesa de melhores condições de trabalho e de vida, desde os primórdios da história, sempre fez diferença na luta de classes. Para contrapor a visão do capital, com tendência de exploração da mão de obra por mais lucros, não tem outro caminho a não ser através dos movimentos de indignação e esperança da classe trabalhadora.

Esta luta que os trabalhadores e sindicato estão travando em defesa de uma Campanha Salarial vitoriosa é testemunho da importância da mobilização e da participação ativa dos metalúrgicos e metalúrgicas. E é isso que tem acontecido em Sorocaba e Região e nos 13 sindicatos filiados à FEM/CUT.

O sindicato sempre prezou por uma Convenção Coletiva de Trabalho, mas devido a morosidade e descaso dos representantes das empresas para negociar por grupos, decidimos seguir em busca de acordo por empresa, para garantir avanços na negociação e valorização da nossa categoria.

As negociações entre o SMetal e a Schaeffler, nas quais conseguimos chegar num acordo justo, é um exemplo vivo do poder da união. Juntos, estamos mostrando que é possível conciliar os interesses das empresas com o bem-estar e a prosperidade de nossos trabalhadores.

Devido à pressão e mobilização da categoria e do sindicato, já temos milhares de trabalhadores e trabalhadoras que conquistaram reajustes com aumento real, de 2% ou mais, além de todas as cláusulas sociais, mas há ainda outros milhares de pais e mães de famílias que não conseguiram garantir um aumento no salário. A luta ainda não terminou. Enquanto tiver um metalúrgico ou uma metalúrgica sem a valorização no seu salário e sem seus direitos, haverá mobilização e até greve, se for necessário.

São as assembleias, as manifestações e o fortalecimento contínuo do sindicato que nos permitem conquistar as reivindicações dos trabalhadores e das trabalhadoras. Só com a luta coletiva é possível. Cada um de vocês desempenha um papel vital nesse processo, e é pela sua dedicação e mobilização que conseguimos chegar até aqui.

O SMetal sempre está perto da categoria para afirmar que o seu lugar é ao lado dos trabalhadores e das trabalhadoras. Enfrentaremos os desafios que surgirem no caminho, pois nossa missão é clara: garantir que cada metalúrgico e metalúrgica sejam tratados com dignidade e justiça.

Unidos, somos muito mais fortes. Juntos, escreveremos o próximo capítulo da história dos metalúrgicos de Sorocaba e Região. Sigamos firmes, confiantes de que cada passo que damos é em direção a um futuro mais justo e promissor. Porque não há conquista sem um sindicato forte e sem a luta do trabalhador e da trabalhadora!

tags
assembleia eletrônica leandro Palavra presidente SMETAL soares
VEJA
TAMBÉM