Campanha Salarial

Metalúrgicos da Silva Calhas conquistam 6,5% de aumento nos salários

Acordo negociado pelo SMetal foi aprovado em assembleia realizada nesta terça-feira, 20

Foguinho/Imprensa SMetal

Os trabalhadores da Silva Calhas aprovaram, em assembleia realizada nesta terça-feira, 20, um reajuste no salário de 6,5%, acima da inflação. O acordo foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

O pagamento será feito a partir de fevereiro, retroativo a setembro, mês que marca a data base da categoria metalúrgica no estado de São Paulo.

O dirigente do SMetal e responsável pela negociação, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho) destaca que outras negociações com a empresa estão em andamento, como o Programa de Participação nos Resultados (PPR).

“Nestes próximos meses serão pagas as parcelas referentes ao PPR de 2023 e estamos buscando um acordo para a adequação da jornada de trabalho dos companheiros da fábrica”, conta o diretor.

A Silva Calhas é especializada na instalação e manutenção de calhas, rufos, coifas, dutos e pingadeiras. A empresa fica na Zona Norte de Sorocaba e tem cerca de 20 trabalhadores.

Campanha Salarial

Devido a morosidade nas negociações coletivas com os patrões, o SMetal está buscando individualmente as empresas para negociar o reajuste salarial da categoria. A expectativa dos metalúrgicos é alcançar um aumento de pelo menos 2% acima da inflação e a renovação das cláusulas sociais contidas nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs).

A inflação é medida através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 4,06% até a data-base da categoria, em setembro de 2023.

Os metalúrgicos podem denunciar aqui as empresas que ainda não buscaram o SMetal para celebrar acordo da Campanha Salarial.

acordo Campanha Salarial negociação PPR 2023 Silva Calhas