Participação nos Resultados

Metalúrgicos da Sibrol e Grupo Tamboré conquistam aumento no PPR

Na Tamboré, Programa teve crescimento de 12,5% em relação a 2022, enquanto na Sibrol o aumento foi de 10%; assembleias trataram ainda da Campanha Salarial

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal

No Grupo Tamboré, a negociação do SMetal e da Comissão de PPR garantiu 12,5% de aumento no valor em comparação ao Programa anterior / Foto: Daniela Gaspari

Metalúrgicos de mais duas empresas de Sorocaba conquistaram aumento no Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2023, da Sibrol e do Grupo Tamboré Alumínio. As negociações com ambas as fábricas são de responsabilidade do vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), e contaram com a participação atuante das Comissão de PPR eleitas pelos trabalhadores nas empresas.

A assembleia mais recente para aprovação da proposta foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 15. Segundo Verdinho, para o Programa deste ano, foi conquistado um crescimento de 12,5% em comparação ao acordo de 2022 e há ainda a possibilidade de um ‘plus’ caso a meta de produtividade seja superada. “Se o Programa fosse finalizado hoje, os trabalhadores receberiam mais que esses 12,5%, isso graças ao trabalho árduo deles e também aos indicadores e metas negociados, que são condizentes com a produção da empresa”, comentou.

De acordo com vice-presidente, encerrada as discussões sobre o PPR, o Sindicato quer discutir com a empresa outras pautas reivindicações pelos trabalhadores. “Queremos discutir a valorização do vale-alimentação e a redução do desconto no valor da refeição que é oferecida na empresa. Seguimos na luta por melhorias sempre”, explicou.

O pagamento do Programa será em duas parcelas: a antecipação será paga ainda no mês de junho e a segunda parcela, que é atrelada às metas, em fevereiro de 2024. O Grupo Tamboré fabrica laminados de alumínio, fica no bairro Cajuru do Sul e tem cerca de 150 trabalhadores.

PPR na Sibrol

Na Sibrol, fabricante de grades metálicas instalada na Avenida Itavuvu, o Programa negociado teve aumento de 10% em comparação ao ano passado. A primeira parcela será depositada em julho deste ano e a segunda, em janeiro de 2024. A assembleia para deliberação da proposta foi realizada na quarta-feira, dia 14.

Os valores e indicadores dos acordos de PPR não são divulgados para não influenciar outras negociações em andamento na categoria, nem expor os funcionários. A Sibrol tem cerca de 70 trabalhadores.

Foguinho/Imprensa SMetal

Assembleia na Sibrol/Valmar foi realizada na quarta-feira, dia 14 / Foto: Foguinho

Campanha Salarial 2023

Além do PPR, durante as assembleias, o Verdinho enfatizou a importância da Campanha Salarial deste ano. Ele informou que, em nove meses, as perdas da categoria com a inflação estão acumuladas em 4,05%.

“Mas muito além de um reajuste digno nos salários, nosso desafio é muito maior. Precisamos lutar pela renovação de todas as cláusulas sociais que protegem os direitos dos trabalhadores, principalmente às que tratam da segurança e da saúde da nossa categoria”, enfatizou.

Inclusive, neste sábado, dia 17, será realizada a Plenária Estatutária da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) para apresentar o slogan, tema, eixos e a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023. O encontro acontece em Cajamar.

aumento crescimento negociação plr PPR programa sibrol sindicato Sorocaba tamboré Verdinho