Copa do mundo

Metalúrgicos da Schaeffler aprovam acordo de compensação de horas

Proposta foi negociada para que os trabalhadores possam acompanhar os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo; assembleias foram realizadas nesta quinta, dia 1, e tratou ainda da Campanha Salarial 2022

Foguinho/Imprensa SMetal
Assembleia com os trabalhadores do primeiro turno da Schaeffler aconteceu na madrugada de quinta-feira, 1º de setembro

Para que o trabalhador possa acompanhar os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) negociou um acordo de compensação de horas com a empresa Schaeffler, que foi aprovado na quinta-feira, dia 1, em assembleias na porta da fábrica. Além da mudança no calendário, os dirigentes do SMetal esclareceram ainda sobre o andamento da Campanha Salarial de 2022.

De acordo com o vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), o acordo traz a compensação dos jogos do Brasil até a final. Caso a Seleção Brasileira seja desclassificada, o Sindicato volta a debater um novo calendário com a empresa. A mudança abrange somente trabalhadores da produção, funcionários do administrativo terão as horas descontadas do banco de horas vigente.

A Seleção Brasileira começa a caminhada rumo ao Hexa contra a Sérvia, no dia 24 de novembro (quinta-feira), às 16h. O segundo jogo do Brasil na Copa é contra a Suíça, no dia 28 de novembro (segunda-feira), às 13h, que encerra sua participação na fase de grupos contra o Camarões, no dia 2 de dezembro (sexta-feira), às 16h.

Campanha salarial 2022

Na assembleia, Verdinho informou que, como na Campanha Salarial do ano passado, o Grupo 3 – no qual a Schaeffler faz parte – voltou a sinalizar a intenção de parcelar o reajuste salarial dos trabalhadores com base na inflação dos últimos 12 meses, sem aumento real.

A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e o SMetal recusaram a proposta e, nos próximos dias, deve intensificar a mobilização nas portas das fábricas para pressionar as bancadas patronais a apresentarem um bom acordo para a categoria.

“O trabalhador já perdeu parte do poder de compra ao longo de 12 meses com a inflação e, se houver qualquer tipo de parcelamento, essa perda vai ser muito maior. Não será uma batalha fácil e será necessária muita unidade para que tenhamos uma Campanha Salarial vitoriosa. Vamos juntos, trabalhadores, Federação e Sindicato, garantir um reajuste salarial digno, sem qualquer tipo de parcelamento, e manutenção dos direitos”, destacou.

A Schaeffler fica na avenida Independência, em Sorocaba, tem cerca de três mil trabalhadores e fabrica peças e acessórios para veículos

campanha copa Futebol metalúrgico mundo salarial Schaeffler sindicato SMETAL Sorocaba