Metalúrgicos da Kanjiko têm assembleia de mobilização por aumento real

Assembleias da Campanha Salarial aconteceram nesta terça e quarta-feira, dias 10 e 11; trabalhadores da sistemista aprovaram ainda a renovação do acordo de jornada

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal

Na assembleia de Campanha Salarial desta quarta-feira, 11, foi aprovada a renovação do acordo de jornada na Kanjiko

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve na Kanjiko, sistemista da montadora Toyota, nesta terça e quarta-feira, dias 10 e 11, para mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras em busca de aumento real nos salários e manutenção dos direitos. A ação faz parte da jornada de assembleias, que está sendo realizada na categoria desde o mês de setembro referente à Campanha Salarial de 2023.

Durante as assembleias, o vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva, explicou que, nesta semana, teve uma reunião com a empresa para discutir melhorias na proposta apresentada pelo Grupo 3. “A empresa apresentou uma proposta de arredondamento da inflação acumulada desde a última data-base, que fechou em 4,06%, oferecendo um reajuste de somente 5% e nós reprovamos ainda na mesa”, disse.

Segundo ele, o Sindicato tem um novo encontro marcado para a próxima semana e a expectativa é que as negociações avancem não somente com a empresa, como também no patronal.

“Nós deixamos claro para a direção da fábrica que não vamos assinar a Convenção Coletiva de Trabalho se não melhorar a proposta de aumento real nos salários. Nós sempre tentamos resolver as coisas no diálogo, mas se isso não acontecer, vamos começar a parar a produção na nossa categoria, como deliberado na assembleia geral da semana passada”, destacou.

Próximos passos

O presidente do SMetal, Leandro Soares, contou que, para a próxima semana, o Sindicato quer convidar algumas empresas para uma reunião ampliada para tratar do tema. “A tendência é que a gente chame um grupo de empresários para informar tudo que foi encaminhado pela categoria e, se necessário, começar os protestos na nossa base. Nosso objetivo é conquistar uma Campanha Salarial que venha a ser digna de todo o trabalho e esforço que os metalúrgicos e metalúrgicas merecem”, assegurou.

E finalizou: “mais do que nunca, chegou a hora de buscarmos a valorização do trabalhador, com aumento real nos salários. Contamos com a mobilização e a organização de todos e todas para buscar o melhor para a nossa categoria”.

Renovação da jornada

Na assembleia, os dirigentes e os membros do Comitê Sindical da Kanjiko (CSE) – Anderson Teixeira dos Anjos, Edson Roberto de Araújo (Boy) e Samuel Moraes da Costa (Tiozinho) – colocaram ainda em votação a renovação do acordo de jornada, que foi aprovado pelos trabalhadores.

“Para nós, que lutamos para que o terceiro turno fosse implementado e ‘vingasse’, gerando mais empregos na região, renovar esse acordo é uma vitória. Temos três turnos produzindo a todo vapor e isso, com certeza, foi fruto de luta do Sindicato em busca de investimentos para a Toyota e toda a cadeia produtiva”, destacaram os membros do CSE.

A Kanjiko fabrica para-choque e suspensão de veículos da Toyota, fica na nova Zona Industrial e tem cerca de 600 trabalhadores.

aumento campanha fem Kanjiko salarial sindicato SMETAL Sorocaba Verdinho