Conquista

Metalúrgicos aprovam por unanimidade proposta de PPR na Apex Tool

De 2012 até 2023, negociações do SMetal fizeram com que o benefício crescesse 175% com o passar dos anos; saiba mais sobre a negociação

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

Aprovação da proposta aconteceu na tarde desta terça-feira, 11, em assembleia | Foto: Foguinho

Na tarde desta terça-feira, 11, os metalúrgicos e metalúrgicas da Apex aprovaram uma proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) válida para 2023. A proposta, negociada pelos representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), foi aprovada em todos os turnos por unanimidade, em assembleias realizadas na porta da fábrica.

De acordo com Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal e responsável pela tratativa com a Apex, de 2012 até 2023 o PPR teve uma valorização de 175%. Ele lembra que, em contrapartida, a inflação acumulada no período ficou em 85%. “Se nos dias de hoje, por exemplo, fossemos receber o PPR só com base em inflação acumulada, nós receberíamos menos do que o valor da parcela de antecipação deste acordo atual”, comenta Silvio.

Ele enfatizou, ainda, que a Apex Tool tem o terceiro maior Programa de Participação nos Resultados de toda categoria metalúrgica da base do SMetal. O benefício será pago em duas parcelas, sendo a primeira no final deste mês e a segunda acertada em janeiro de 2023 com base em metas e indicadores acordados entre Sindicato, CSE, Comissão de PPR e empresa – partes que compuseram a mesa de negociações.

Priscila Regiane Costa e Antônio Marcos Mariano Branco (Pagode), membros do CSE, também estiveram na assembleia. Eles lembraram dois novos indicadores foram incluídos nesta nova proposta e que, apesar de o cenário atual ser benefício para o recebimento da totalidade do PPR, é preciso ter atenção em alguns pontos específicos.

Campanha do Agasalho

Além do PPR, os dirigentes sindicais também aproveitaram para agradecer a mobilização dos trabalhadores da Apex Tool na Campanha do Agasalho. Neste ano, juntos, os metalúrgicos organizaram uma “vaquinha” colaborativa que resultou no número expressivo de materiais arrecadados, ao todo foram 250 cobertores.

apex Benefício Negociações PPR Programa de Participação no Resultados