ASSEMBLEIA

Heller: Maioria dos trabalhadores aprova mudança na jornada de trabalho

SMetal negociou contrapartida com hora extra adicional de 110% nos feriados de escala, domingos e feriados de final de ano livres; Alteração atingirá aproximadamente 30 dos 200 trabalhadores

Mariana M. Maginador/Imprensa SMetal
Maioria dos trabalhadores aprovou mudança na jornada na empresa Heller

Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira, 3, os trabalhadores da Heller aprovaram a negociação do acordo sobre a jornada de trabalho, que agora será no modelo 4×2. De 200 metalúrgicos e metalúrgicas, aproximadamente 30 serão afetados pela mudança e votaram, em maioria, a favor da proposta que tem validade de um ano.

O diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Antonio Welber Filho (Bizu), destacou que a alteração vem acompanhada de uma contrapartida para os trabalhadores que foi negociada com o sindicato.

“Nós não aprovaríamos nada sem negociação. Com a mudança, os trabalhadores envolvidos folgarão todos os domingos, nos dias 24 e 25 de dezembro de 2022, 31 de dezembro e 1º de janeiro, além de receber hora extra em feriados trabalhados na escala, com percentual de 110%”, explica.

Campanha Salarial

A Campanha Salarial 2022 também foi pauta da assembleia. O diretor reforçou a importância da participação dos metalúrgicos da Heller na assembleia deste ano, que será híbrida. A votação online começa a quarta-feira, 4, a partir das 8h, e será encerrada na sexta-feira, 6, às 17h. Já a versão presencial acontece também na sexta-feira, mas a partir das 18h, na sede do SMetal.

O diretor sindical reafirmou a importância da união dos trabalhadores e também da participação de todos para a garantir de direitos, já que a Convenção Coletiva é o que garante a todos os direitos já conquistados nas negociações anteriores.

“A decisão de antecipar a discussão partiu da Federação que, neste ano, vai adiantar a entrega das pautas às bancadas patronais. Um dos motivos é porque estamos num ano eleitoral e ainda teremos que enfrentar um cenário político e econômico complicado, já que nossa inflação acumulada já chega a 7,54%”, explica.

aprovado assembleia heller jornadadetrabalho metalúrgicas Metalúrgicos Sorocaba Votação