21 dias de ativismo

Encontro regional encerra campanha pelo fim da violência contra mulher

Conselheiras municipais da Região Metropolitana de Sorocaba assinaram um pacto para criar, em conjunto, políticas públicas em defesa das mulheres; projeto pela Dignidade Menstrual foi lançado nesta sexta-feira, 10, na Comunidade Santa Rosa

Foguinho/Imprensa SMetal
1º Encontro de Conselhos Municipais de Direitos da Mulher da Região Metropolitana de Sorocaba aconteceu na manhã desta sexta-feira, 10

Para encerrar as atividades da campanha anual “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, foi realizado na manhã desta sexta-feira, dia 10, o 1º Encontro de Conselhos Municipais de Direitos da Mulher da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), na sede da OAB. A atividade foi organizada pelas conselheiras de Sorocaba na data que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“Propositalmente, esse encontro acontece em uma data muito simbólica, que é o Dia dos Direitos Humanos. Hoje, promovemos um pacto de cooperação entre todas as conselheiras para buscarmos formas de coibir a violência doméstica, trazer autonomia às mulheres e para que tenhamos uma vida liberta de preconceitos, opressões e, principalmente, lutar contra qualquer tipo de violência”, enfatiza a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Sorocaba (CMDM), Emanuela Barros.

Segundo ela, a luta contra a violência é de todos, homens e mulheres, e o tema foi evidenciado em diversas atividades nos últimos 21 dias. “O nosso maior desafio ainda é a cultura machista, a cultura da violência e o medo da mulher em denunciar. E pior, quando denunciam, elas sofrem a violência institucional de gênero, muitas vezes por omissão do Estado e dentro dos locais que deveriam acolher essas mulheres”, critica.

Iara Ruzzinenti
Entrega dos coletores, seguida com um bate papo com as mulheres do bairro, aconteceu na tarde desta sexta-feira, 10, na Comunidade Santa Rosa

Além das conselheiras municipais da RMS, o encontro contou com a participação das vereadoras sorocabanas, Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia (Psol), da Secretária Estadual da Mulher da CUT, Marcia Viana, Secretária de Direitos Humanos e Políticas afirmativas de Goiânia, Cristina Lopes, e da assessora da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Iara Ruzzinenti, que também é conselheira, representando a entidade sindical.

Dignidade Menstrual

O evento marcou ainda o lançamento da campanha Dignidade Menstrual, que consiste em buscar parcerias para criar programas de conscientização e distribuição de coletores menstruais a mulheres e meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“É preciso evidenciar os impactos e a importância desse tema na saúde e na educação pública, para garantir qualidade de vida e dignidade a todas, especialmente as mulheres em vulnerabilidade social”, enfatiza a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Sorocaba, Emanuela Barros.

A entrega dos coletores, seguida com um bate papo com as mulheres do bairro, aconteceu na tarde desta sexta, 10, na Comunidade Santa Rosa. O objetivo do Conselho é buscar parcerias que possam viabilizar novas ações como esta, em outros bairros da cidade, a partir do ano que vem.

21 dias de ativismo

A campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” de 2021 teve início no dia 20 de novembro, com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher na Marcha Preto. O tema deste ano foi “a violência que sofremos ao combater a violência”, para refletir sobre a violência institucional de gênero, que é a violência perpetuada dentro do próprio sistema de garantia e proteção à mulher.

Durante o período da campanha foram realizadas diversas ações sobre o tema, como audiências públicas, palestras, panfletagens em locais públicos, em empresas metalúrgicas e de outros setores da indústria e, para encerrar, o encontro regional das conselheiras e o lançamento da campanha pela Dignidade Menstrual.

ativismo campanha coletor conselho dignidade encontro menstrual mulher Política regional Sorocaba violência