Política

Em Brasília, presidente do SMetal busca investimentos para Sorocaba

Leandro Soares debateu importantes temas como a reindustrialização, fortalecimento dos direitos trabalhistas, geração de empregos e ampliação dos investimentos na Região Metropolitana de Sorocaba

Divulgação
Alexandre Padilha (à esq.) recebeu o presidente do SMetal, Leandro Soares, e o secretário de adm, Tiago Almeida do Nascimento

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, e o secretário de administração e finanças da entidade, Tiago Almeida do Nascimento, tiveram diversas reuniões em Brasília nesta quinta-feira, 19, para discutir temas importantes para a região.

No Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), os dirigentes sindicais se reuniram com Margarete Gandini, coordenadora geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivos. De acordo com Leandro, o encontro serviu para debater a reindustrialização, cadeias produtivas, fomento do Estado, qualificação de mão de obra e os direitos da classe trabalhadora.

“Nós podemos ter uma indústria forte e competitiva, que gere empregos em todo Brasil e, em especial, aqui na região de Sorocaba, mantendo os direitos e garantindo a valorização salarial. Temos a certeza de que essa será uma área que o presidente Lula vai trabalhar para desenvolver. O SMetal está preparado para contribuir com esse debate e trazer os benefícios para nossa cidade e região”.

Outro encontro dos diretores do Sindicato foi com o presidente do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID-Brasil), Rafael Marques, e com Aroaldo de Oliveira da Silva, presidente da IndustriALL Brasil. Na pauta da reunião estavam o desenvolvimento do setor automotivo e a indústria de bens de capital.

“Os companheiros Rafael e Aroaldo têm um importante trabalho no debate da reindustrialização nacional e é fundamental para a Região Metropolitana de Sorocaba estar presente, contribuindo com propostas que possam garantir o desenvolvimento local, fortalecendo as indústrias já instaladas e trazendo novas empresas para cá”.

Alexandre Padilha (à esq.), ministro de Relações Institucionais, e Leandro Soares, presidente do SMetal

À tarde, o compromisso foi com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Leandro e Tiago apresentaram diversas demandas da região e cobraram atenção do governo federal. “Para além da luta em prol dos trabalhadores, temos o compromisso de Sindicato Cidadão, que pensa a sociedade como um todo. Por isso, esse encontro foi muito importante para debatermos os problemas de Sorocaba e das cidades vizinhas. Saímos satisfeitos com o compromisso assumido pelo ministro de nos atender e buscar investimentos para cá”.

Encontro com Lula

Na quarta-feira, 18, Leandro e Tiago estiveram no encontro de sindicalistas de todo país com o presidente Lula e com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Na ocasião, Lula falou da importância de o governo voltar a trabalhar pela valorização da classe trabalhadora. O presidente também instituiu um grupo de trabalho para elaboração de uma proposta que trata da Política de Valorização do Salário Mínimo.

Alexandre Padilha brasilia Investimentos Leandro Soares Lula Metalúrgicos ministerios presidente Presidente Lula Sorocaba