Busca
Eleições 2016

Eleição municipal de 2016 tem novas regras

A eleição municipal de 2016, que acontece no dia 2 de outubro, tem novas regras que afetam os políticos que vão disputar vaga nas Prefeituras e Câmaras Municipais

Revista Ponto de Fusão
Divulgação

A eleição municipal de 2016, que acontece no dia 2 de outubro, tem novas regras que afetam os políticos que vão disputar vaga nas Prefeituras e Câmaras Municipais, mas também serão percebidas pelo eleitor. A chamada Reforma Eleitoral (Lei nº 13.165/2015), além de mudanças nos prazos para convenções e filiações partidárias, proibiu o financiamento eleitoral por empresas. O tempo de campanha eleitoral caiu de 90 para 45 dias e o início da propaganda no rádio e TV também foi reduzido – começa em 26 de agosto e vai até 29 de setembro. O formato da propaganda no primeiro turno mudou, serão dois blocos para prefeitos com 10 minutos de duração, não mais 30.

Vereadores terão espaço apenas nas inserções ao longo do dia. Também não haverá mais cavaletes pelas ruas e calçadas da cidade, pois a utilização deles foi proibida. Com as novas regras, especialmente sobre as que reduzem o tempo de campanha, o SMetal aconselha os eleitores a utilizarem outros meios de informação, como a internet e as redes sociais, para conhecerem melhor os candidatos, suas propostas, e votarem conscientes no dia 2 de outubro.

tags
camara municipal campanha eleição eleições Políticos Prefeituras regras Sorocaba
VEJA
TAMBÉM