Busca
História de Lutas

Domingo tem festa pelos 30 anos do Assentamento Ipanema, em Iperó

Evento é aberto ao público, começa às 10h e terá doação de mudas, feira de orgânicos, apresentações artísticas, música raiz e praça de alimentação. A festa acontece no Barracão Comunitário Área II, na Flona

Imprensa SMetal
Foguinho/Arquivo Imprensa SMetal
A ocupação da Floresta Nacional de Ipanema aconteceu no dia 16 de maio de 1992, com apoio de diversas associações e movimentos sociais e sindicais, como o SMetal

A ocupação da Floresta Nacional de Ipanema aconteceu no dia 16 de maio de 1992, com apoio de diversas associações e movimentos sociais e sindicais, como o SMetal

O assentamento Ipanema, em Iperó, completa 30 anos na próxima semana e domingo, dia 15, haverá uma grande festa no Barracão Comunitário Área II, na Flona. O evento é aberto ao público, começa às 10h e terá doação de mudas de plantas, feira de orgânicos, apresentações artísticas, música raiz e praça de alimentação.

Diversas lideranças que fizeram parte da história do assentamento desde a ocupação do Movimento Sem Terra (MST), em 1992, confirmaram presença no evento para relembrar momentos de luta e resistência. Atualmente, mais de 500 famílias moram no Assentamento Ipanema, que produzem frutas, hortaliças e criação animal, que abastecem aproximadamente 20 cidades da região de Sorocaba e na capital.

A festa é organizada pelos próprios assentados e tem apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), da Prefeitura de Iperó e da Secretaria Municipal de Meio Rural, Ambiente e Turismo (SERAT), e o endereço é Estrada Municipal Comunitária, S/N, Assentamento Ipanema Área I, Iperó.

História de resistência e lutas

A ocupação da Floresta Nacional de Ipanema (FLONA) aconteceu no dia 16 de maio de 1992, com apoio de diversas associações e movimentos sociais e sindicais locais e nacionais, como o SMetal. Sob presidência do metalúrgico Carlos Roberto de Gaspari, a entidade ficou responsável por emprestar o caminhão de som para fortalecimento da posse da terra e oferecer um espaço para realização de bazares em prol dos assentados.

Articulada nas regiões de Campinas e Piracicaba, a preocupação inicial da coordenação do MST era de que ocupassem as terras apenas famílias que realmente tivessem vontade de cultivar a terra ou de retomar a herança de pais e avós.

Em entrevista à Imprensa SMetal, em 2018, Deise Alves, uma das lideranças que coordenaram a ocupação da Floresta Ipanema em 1992 e militante histórica do MST, contou que a produção de alimento começou mesmo antes da efetivação do assentamento Ipanema, que ajudava na sustentação do acampamento (confira a reportagem completa aqui). A escritura que tornou o acampamento em assentamento ficou pronta entre 1994 e 1995 e a história dos moradores assentados seguem dando frutos até hoje.

tags
30 anos apresentação assentamento barracao festa Ipanema Iperó ocupação orgânico SMETAL
VEJA
TAMBÉM