Busca
CULTURA

Dia do Cinema Brasileiro: relembre 5 momentos marcantes do Cine SMetal

Lançado em 2023, o Cine SMetal tem a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais, além de incentivar a valorização do cinema nacional

Imprensa SMetal

Nesta quarta-feira, 19 de junho, é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro. Para além de destacar a relevância e o impacto da cinematografia nacional, a data é uma oportunidade para reconhecer e valorizar a contribuição do cinema brasileiro na construção da identidade cultural do país.

Reconhecendo essa importância, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realiza, desde julho de 2023, o Cine SMetal, um projeto gratuito para ampliar o acesso da população ao cinema brasileiro. Nesta data, relembre 5 momentos marcantes do Cine SMetal:

Edição com trabalhadoras

No mês que se celebra o Dia Internacional da Mulher, em março de 2024, o Cine SMetal recebeu trabalhadoras da base da entidade para assistir “Que Horas Ela Volta?”. O filme discute, a partir da história da empregada doméstica Val, questões sociais importantes no contexto das trabalhadoras brasileiras.

A iniciativa fez parte de uma ação conjunta com o Café com SMetal, evento de comunicação para aproximar e integrar a direção executiva e trabalhadores das empresas metalúrgicas.

Paulo Betti

Em 2023, o ator, autor e diretor Paulo Betti foi homenageado na programação de setembro do Cine SMetal. Durante o mês, foram exibidos filmes com participação do artista nas telas e nos bastidores.

No encerramento, o ator esteve presente no auditório do SMetal e respondeu perguntas da plateia sobre a produção do curta-metragem exibido, “A sombra da terra”.

Especial 70 anos

Em especial aos 70 anos do Sindicato, em 2024, o Cine SMetal exibe durante o mês de abril, filmes que destacam a luta da classe trabalhadora. A programação contou com “Linha de Montagem”, “7 Prisioneiros” e “Eles não usam Black-tie”.

Entre os convidados para os bate-papos após a exibição dos filmes estiveram: o presidente do SMetal, Leandro Soares; o desembargador João Batista Martins César, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; o secretário de organização do SMetal e ex-vereador, Izídio de Brito; o ex-presidente da entidade e professor de história, Geraldo Titotto; o ex-deputado estadual e metalúrgico aposentado Hamilton Pereira; e o professor universitário e jornalista João Negrão.

Paulo Miklos

O músico e ator Paulo Miklos foi homenageado na programação do Cine SMetal, em fevereiro de 2024. Durante o mês, foram exibidas cinco produções cinematográficas que contam com a participação do artista.

A programação encerrou no dia 29, com a visita de Miklos no SMetal, que teve a exibição do curta-metragem “Dá Licença de Contar”, que recria o universo das canções de Adoniran Barbosa.

Especial aniversário de Sorocaba

Em agosto de 2023, no mês do aniversário de Sorocaba, o Cine SMetal exibiu “Realejo”, “Guaracy”, “O Dragão que me Queima é o mesmo que me Salva” e “Marreta”, curtas-metragens produzidos por artistas sorocabanos.

Após a exibição, o Cine SMetal contou com um bate-papo com Fabiana Santa Joaquim, Eliete Della Violla, Débora Brenga e André Fidalgo.

Participe do Cine SMetal

O Cine SMetal acontece sempre às quintas-feiras, às 19h, no auditório da sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em Sorocaba. A iniciativa recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).

*Crédito das fotos: Foguinho/Imprensa SMetal

tags
7 prisioneiros Cine SMetal Dia do Cinema Brasileiro eles não usam black tie linha de montagem Paulo Betti paulo miklos Que Horas Ela Volta?
VEJA
TAMBÉM