Pela primeira vez na história, os metalúrgicos de Sorocaba e região votaram sobre a data-base antes do dia 1º de setembro. Com a decisão, 88% dos mais de 47 mil trabalhadores que pertencem à base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), estão com os direitos sociais e reajuste salarial assegurados.
As propostas dos grupos patronais aprovadas em Assembleia Geral pelos trabalhadores na última sexta-feira, 30, renovam e ampliam as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), corrigem os pisos e tetos salariais e garantem a reposição integral da inflação mais 1,2% de aumento real. Já as propostas que não atenderem aos mesmos critérios, terão os avisos de greve protocolados.
Confira a seguir como está a situação em cada grupo:
Valor do reajuste
O indicador da inflação utilizado como base para as negociações da Campanha Salarial dos metalúrgicos do estado de São Paulo é o Índice de Preços ao Consumidor (INPC).
O INPC referente ao mês de agosto deve ser divulgado no próximo dia 10. Isso significa que, apenas após essa data, será possível saber o percentual exato do reajuste.
Mas, a partir do resultado acumulado do INPC em 11 meses, há uma previsão de que os trabalhadores possam receber um aumento salarial superior a 5%, conforme a tabela a seguir: