Cultura

“Cuidar da cultura deveria ser uma política de Estado”, afirma Paulo Miklos no Cine SMetal

Ator, cantor e ex-titãs esteve presente na edição desta quinta do Cine SMetal para debater sobre o curta “Da Licença de Contar”, que conta a história de Adoniran Barbosa; confira a galeria de fotos

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Na noite desta quinta-feira, 29, quem esteve no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), para a exibição do Cine SMetal, pôde assistir ao curta “Dá Licença de Contar”. Para além do filme, o que animou o público presente foi a participação do ator, cantor e ex-titãs, Paulo Miklos, que dá vida à Adoniran Barbosa no curta.

O público pôde conhecer os enredos por trás de histórias contadas nas músicas de Adoniran. “Trem das Onze”, “Saudosa Maloca”, e “Samba do Arnesto” foram algumas das canções cujas histórias e personagens foram usados no curta-metragem como pano de fundo para a amarração da narrativa do filme exibido nesta quinta-feira.

“Ter uma linguagem própria para o personagem é importantíssimo”, disse Miklos sobre interpretar Adoniran. O ator usou o termo “adonirês” para se referir aos trejeitos e ferramentas usadas por ele para chegar na sua versão própria da personalidade do sambista João Rubinato. “Ele não se prendeu a qualquer mecanismo que tornasse o personagem caricato, por isso conseguiu colocar a alma”, disse Pedro Serrano, diretor de “Da Licença de Contar”.

A visita de Miklos no SMetal faz parte de uma série de divulgações que o ator está fazendo pelo país. Isso porque, no meio de março, chega aos cinemas o longa-metragem “Saudosa Maloca”, filme inspirado na obra do cantor e compositor Adoniran Barbosa.

Após a exibição, foram abertas inscrições para perguntas e intervenções do público. Ao responder um dos questionamentos, Miklos contou alguns dos seus próximos passos: último show da turnê do Titãs em um festival de São Paulo; álbum solo em alguns meses e gravação audiovisual com sua banda.

Política públicas

“Cuidar da cultura deveria ser uma política de estado”, disse Paulo Miklos em resposta a um dos espectadores presentes na exibição. O ator aproveitou para fazer críticas ao desdém que alguns grupos políticos costumam ter quando o assunto é cultura e cinema nacional.

O presidente do Sindicato, Leandro Soares, recordou que foi com “Saudosa Maloca” que o Cinema do Palácio da Alvorada foi retomado em novembro de 2023, por parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para ele, essa ação marcou não somente uma reinauguração, mas sim a retomada da cultura como pauta de prioridade.

Para o SMetal, as questões que circulam o segmento cultural também são pautas de fundamental importância. “Ao propor a programação do Cine SMetal estamos reafirmando nosso posicionamento enquanto Sindicato Cidadão, pois essa entidade vai além de sua categoria. Queremos pensar no social e pensar em cultura faz parte desse pensamento”, afirmou.

Além do curta exibido nesta quinta, fizeram parte da curadoria do mês de fevereiro os filmes “É Proibido Fumar”, “O Invasor”, “O Homem Cordial” e “Jesus Kid”.

Sobre o Cine SMetal

O Cine SMetal, lançado em 2023 com a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais, recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

“Estamos com sete meses de projeto, estou muito honrada com a autonomia que este Sindicato nos concede para tocar o Cine. Privilegiamos filmes do cinema nacional e isso é muito importante para nós”, disse Renata Rocha, curadora do projeto, durante sua fala de abertura.

Confira a galeria de fotos

adoniran barbosa Audiovisual Cine SMetal Cinema filme música paulo miklos Saudosa Maloca