Busca
POLÍTICA

Dia da Consciência Negra passa a ser feriado estadual em São Paulo

Coletivo Racial do SMetal comemora sancionamento da lei: ‘Grande dia de luta e celebração’, diz dirigente Everton da Silva Souza

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Everton da Silva Souza, dirigente sindical e coordenador do Coletivo Racial do SMetal, durante 3ª Mostra de Cultura e Arte Negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, agora é feriado em todo o estado de São Paulo. O sancionamento do projeto de lei (370 de 2023) saiu na edição do Diário Oficial do governo estadual desta quinta-feira, 13, e está valendo a partir de sua publicação.

Coordenador do Coletivo Racial do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o dirigente Everton da Silva Souza comemorou a decisão. “Para nós, é de fundamental importância o Dia da Consciência Negra. Todos os meses de novembro, estamos nas ruas em busca de manter as nossas origens e, além disso, combater o racismo e o extermínio da juventude preta. Então, para nós, a data representa um dia de luta, reflexão e, também, de celebrar Zumbi e Dandara dos Palmares”, afirma.

O Dia da Consciência Negra homenageia a luta e resistência de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695. A data foi oficializada por uma lei de 2011, da então presidente Dilma Rousseff.

“O 20 de novembro vai além de uma data. É um grande dia de luta e celebração, pois relembramos nossos heróis, saudamos as religiões de matrizes africanas, buscamos a união e dobramos a atenção em darmos continuidade de sobrevivência ao povo preto”, finaliza o coordenador do Coletivo Racial do SMetal.

Em Sorocaba, o Dia da Consciência Negra é marcado por diversos eventos e manifestações culturais, como o ato ecumênico na Capela Senhor do Bonfim (João de Camargo), a Marcha Preta e a Feira Crespa. “É importante destacar que a data já é feriado municipal em Sorocaba, mas determinadas empresas trocam o dia com os trabalhadores. Precisamos que esse dia seja respeitado como folga também”, afirma a dirigente Priscila dos Passos Silva, a Pri, da FEM (Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos) da CUT/SP.

Na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, é promovida a Mostra de Cultura e Arte Negra “Ubuntu SMetal”, que estará em sua 4ª edição em 2023. De acordo com Everton, o Coletivo Racial está em construção nas articulações com os movimentos, e realizou reuniões para organizar da melhor forma o evento deste ano.

tags
Coletivo Racial do SMetal dia da consciencia negra Everton da Silva Souza feriado Priscila dos Passos Silva são paulo
VEJA
TAMBÉM