Cultura e arte

3ª Mostra “Ubuntu” une música, arte e resistência negra; confira as fotos

Promovida pelo Coletivo Racial do SMetal em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a 3ª Mostra de Cultura e Arte Negra “Ubuntu SMetal” aconteceu no ultimo sábado, dia 19, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em Sorocaba

O grupo de samba Nego's Véio fechou a 3ª Mostra de Cultura e Arte Negra “Ubuntu SMetal” O grupo de samba Nego’s Véio fechou a 3ª Mostra de Cultura e Arte Negra “Ubuntu SMetal”

Um dia de muita música, exposições de arte e resistência. Assim foi a 3ª Mostra de Cultura e Arte Negra “Ubuntu SMetal”, que aconteceu no último sábado, dia 19, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A atividade foi realizada pelo Coletivo Racial do SMetal em comemoração ao Mês da Consciência Negra (confira mais fotos).

Do início ao fim, a Mostra “Ubuntu SMetal” trouxe atrações dos mais variados estilos, evidenciando a luta e a resistência do povo preto – que vai do combate ao racismo à celebração da cultura e arte produzida por artistas locais.

Capoeira, samba, além de várias vertentes do Hip Hop agitam o público que passou pelo local. Anunnaki Records, X4 hip hop, Conexão ZN, Laysla Lady, Visão Marginal Coletividade, Batalha do Extremo Leste, Associação Capoeira Mundo Inteiro, Nós Faz a Festa e Nego’s Véio foram as atrações musicais da 3ª Mostra.

Além disso, Allan Dereck, NG Coquinho e a Companhia Ponto 3 Samba Rock botaram a galera para dançar com as oficinas realizadas ao longo do dia. Mas também foi dia de reflexão e luta contra o racismo ainda existente na sociedade. Na Mostra, o historiador Chell Oliveira apresentou o seu projeto “Biografias Afro-Saltenses – Histórias e Memórias da População Negra de Salto”.

“Agradeço ao SMetal pela oportunidade de trazer esse importante debate para Sorocaba, a respeito dos diversos meios que temos de racismo dentro da sociedade brasileira. Na pesquisa, trazemos a perspectiva sobre a morte e o silenciamento da memória povo preto, que assim como na cidade de Salto, aqui em Sorocaba também acaba sendo afetada destro dessa construção desde o período da pós-abolição”, enfatizou.

Para o coordenador do Coletivo Racial do SMetal, Everton da Silva Souza, o evento cumpriu um importante papel de dar visibilidade à arte e cultura negra de Sorocaba e região. “Agradeço a participação de cada um e cada uma, que fez com que a nossa Mostra fosse um sucesso. Conseguimos unir a música e a arte preta numa grande festa, sem esquecer a importância da nossa luta diária contra qualquer tipo de racismo existente na sociedade”.

Leandro Soares, presidente do SMetal, abriu o evento e parabenizou os organizadores pela pluralidade da Mostra. “O compromisso de acabar com o racismo é de todos nós e o SMetal sempre esteve e estará à disposição para somar nessa batalha. É muito gratificante ver todos esses artistas, das mais diversas vertentes, unidos numa mesma causa. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou.

Confira abaixo a galeria de fotos da 3ª Mostra de Cultura e Arte Negra “Ubuntu SMetal”:

Arte coletivo Cultura foto mostra Racial Racismo resistência sindicato SMETAL Sorocaba ubuntu