Busca
Política

Deputados federais e senadores tomam posse nesta quarta-feira, dia 1º

Maioria dos deputados federais eleitos na Região Metropolitana de Sorocaba são de partidos de direita e com histórico de votação contra os trabalhadores; posse na Câmara Federal começa às 10h e no Senado, às 15h

Imprensa SMetal com informações da Agência Câmara e Senado
Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Posse dos deputados federais e senadores eleitos acontece nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, nos plenários das Casas

Posse dos deputados federais e senadores eleitos acontece nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, nos plenários das Casas

Os 513 deputados federais e 27 senadores eleitos em 2022 serão empossados nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, em Brasília. A partir da data, a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) passa a ser representada por cinco deputados federais, quatro deles de partidos de direita e vários com histórico de votação contra a classe trabalhadora. São eles: Jefferson Campos (PSD), Kim Kataguiri (UB), Simone Marquetto (MDB) e Vitor Lippi (PSDB).

No campo progressista, a RMS elegeu somente uma parlamentar para a Câmara dos Deputados, Erika Hilton (PSol), de Itu, que se tornou a primeira transexual eleita deputada federal.

O bolsonarista sorocabano Capitão Derrite (PL), que também conquistou uma cadeira na Câmara Federal, foi convidado para assumir o cargo de secretário de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo e não deve tomar posse. Quem ocupará a sua cadeira no Congresso será o suplente Adilson Barroso (PL).

No Senado, Marcos Pontes, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações e responsável pelo maior corte de investimentos na área da história, foi eleito senador por SP com mais de 10 milhões de votos e também toma posse nesta quarta-feira, 1º.

Para Leandro Soares, serão quatro anos de mandato bastante desafiador, com um Congresso dos mais conservadores eleitos desde a redemocratização do Brasil.“Infelizmente, a maioria dos deputados não são legítimos representantes da classe trabalhadora e, dos que foram reeleitos, quase todos têm histórico de votar contra os trabalhadores, pela retirada de direitos”, lamenta.

E conclui: “o presidente Lula terá um grande desafio pela frente para aprovar políticas que garantam mais justiça social e devolva a dignidade para a classe trabalhadora. Mas não fugimos à luta e vamos seguir cobrando dos deputados eleitos por Sorocaba que votem a favor do país e em prol do desenvolvimento da nossa região”.

Posse e eleição da Mesa Diretora

A posse dos deputados federais começa às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães. No mesmo dia, às 16h30, haverá a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

No Senado, a posse terá início às 15h, no plenário da Casa. Depois, por volta de 16h, começa a segunda reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado.

Se houver a concordância de pelo menos um terço dos senadores, ainda na quarta-feira, serão escolhidos os demais membros da Mesa. Sem o acordo, a eleição ficará para uma nova reunião prevista para quinta-feira, 2, às 10h.

tags
câmara Deputado direita federal leandro lippi posse Senado Sorocaba vitor
VEJA
TAMBÉM