CAMPANHA 2023

Ceadec e Casa de Passagem recebem doações do SMetal

Ação faz parte da Campanha do Agasalho do Sindicato dos Metalúrgicos; em Araçariguama, Gerdau entregou mais 140 cobertores e roupas

Carol Fernandes/Imprensa SMetal

SMetal fez doação de cobertores para famílias de catadores de materiais recicláveis que são assistidos pelo Ceadec, no bairro Genebra

Dando continuidade às ações da Campanha do Agasalho, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) fez mais entregas de roupas e cobertores. Desta vez, ao Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania) e à Casa de Passagem de Votorantim.

As entregas à Casa de Passagem aconteceram na terça-feira, 11. A instituição recebeu mais de 40 cobertores e quatro caixas de roupas, que serão destinadas às pessoas em situação de rua que são acolhidas no local.

Fabiana Lima, coordenadora da Casa, conta que a demanda por roupas e cobertores aumenta no inverno e, por isso, as doações devem “ajudar muito” no trabalho dela. “Nós estávamos com muita dificuldade para conseguir doações de roupas e, através de uma amiga, encontramos a equipe da Campanha do Agasalho do SMetal, que veio nos socorrer”, disse a profissional.

Já na quinta-feira, 13, foram doados 20 cobertores para famílias de catadores de materiais recicláveis que são assistidos pelo Ceadec, no bairro Genebra. Rita Viana, presidente da organização desde 2004, acompanhou o momento e agradeceu ao SMetal “pela oportunidade e parceria”.

O secretário de Organização do SMetal, Izídio de Brito, também esteve presente conversou com os catadores. “O SMetal tem uma tradição de Sindicato Cidadão e foi lá em 1999 que, na Paróquia Cristo Rei, começamos a discussão sobre os materiais recicláveis”, lembrou Izídio. Além dele, também participaram da entrega o diretor executivo Antonio Welber Filho (Bizu) e o dirigente sindical Marcelo José da Silva, CSE da Toyota e coordenador da Campanha do Agasalho em 2023.

Metalúrgicos da Gerdau doam mais 140 cobertores e roupas

No sábado, 15, trabalhadores e trabalhadoras da Gerdau doaram mais 140 cobertores e uma caixa com roupas, ao Sindicato dos Metalúrgicos. Os itens serão destinados à famílias em vulnerabilidade social de Araçariguama.

No total, a Gerdau fez a doação de 460 cobertores e mais quatro caixas com roupas de frio, à Campanha do Agasalho em 2023. A arrecadação foi possível graças à atuação do Comitê Sindical da Empresa (CSE), que mobilizou a classe metalúrgica e, também, negociou com representantes da multinacional produtora de aço.

Fazem parte do CSE da multinacional Clodoaldo Lisboa e André Rogério da Silva, o Andrézinho, além de Sergio Henrique de Oliveira Soares, o Bigode, do Comitê Sindical de Aposentados (CSA)

“Mais uma vez, agradecemos a solidariedade de todos os companheiros e companheiras da empresa. Com a ajuda e empenho de todos, conseguimos alcançar um número expressivo de doações”, disse Andrézinho.

Resultados em 2023

Com o tema “Seja solidário, ajude a aquecer o inverno de quem mais precisa”, a 2ª edição da Campanha do Agasalho do SMetal recebeu mais de 4 mil doações entre roupas, cobertores e sapatos. A expectativa é atender um total de 290 famílias.

“Mesmo após o encerramento da Campanha do Agasalho, muitas doações ainda estão chegando. Isso é muito positivo, pois será possível ajudar um número ainda maior de famílias necessitadas”, comemorou Marcelo, coordenador da Campanha.

Campanha do Agasalho Casa de Passagem de Votorantim ceadec gerdau