Categoria aprova proposta de 8% e renovação das cláusulas sociais

Em assembleia geral realizada sexta, dia 27, na sede do Sindicato em Sorocaba, os metalúrgicos aprovaram as propostas de reajuste salarial de 8% e renovação das cláusulas sociais da convenção coletiva

Paulo Andrade/Imprensa SMetal

Assembleia foi realizada na sede do Sindicato em Sorocaba, na sexta-feira, dia 27

Em assembleia geral realizada na noite de sexta-feira, dia 27, na sede do Sindicato em Sorocaba, os metalúrgicos aprovaram as propostas de reajuste salarial de 8% e renovação das cláusulas sociais da convenção coletiva da categoria de cinco dos seis grupos patronais. Os trabalhadores desses grupos representam 92% (41.400) dos 45 mil metalúrgicos da região.

Com a aprovação dos acordos, os metalúrgicos dos grupos 2 (máquinas e eletrônicos); 3 (autopeças, forjaria, parafusos); 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos, entre outros); Fundição e Estamparia garantiram o reajuste salarial de 8% (sendo 6,07% de inflação pelo INPC dos últimos 12 meses e 1,82% de aumento real) retroativos à 1º de setembro, data-base da categoria.

“O acordo aprovado assegura reajustes salariais e direitos inclusive nas pequenas empresas, onde não há condições de mobilização e, por isso, os trabalhadores estariam sujeitos a ficar sem condições mínimas de salários nem garantias sociais”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Nos próximos dias, após receberem as assinaturas dos representantes dos metalúrgicos e da bancada patronal, as convenções coletivas de todos os grupos serão publicadas na íntegra aqui no site www.smetal.org.br .

Já as principais cláusulas sociais desta campanha salarial serão divulgadas nas próximas edições da Folha Metalúrgica.

Confira os novos pisos da categoria

Cálculo preliminar feito pela subseção Dieese Metalúrgicos de Sorocaba. Os valores definitivos serão divulgados após as assinaturas das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), que devem acontecer até o final desta semana.

A eventual diferença entre o valor preliminar e o valor definitivo do reajuste pode acontecer devido ao arredondamento dos números na assinatura das CCTs.

G10 apresenta proposta igual aos demais grupos

Em nova rodada de negociação, na segunda-feira, dia 31, a bancada patronal do Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros) atendeu à reivindicação da FEM-CUT/SP e, a exemplo dos demais grupos patronais, concedeu reajuste salarial de 8%.

Na proposta anterior, apresentada na sexta-feira, dia 27 e rejeitada pela FEM, a bancada empresarial havia apresentado índice de 7,15% para as empresas com até 30 funcionários.

Mobilização garantiu campanha salarial vitoriosa

Os grupos patronais, que até meados de outubro insistiam em emperrar as negociações, só apresentaram proposta satisfatória aos metalúrgicos depois que a categoria iniciou uma série de manifestações e paralisações e protestos em todo estado de São Paulo, inclusive em Sorocaba.

A pauta de reivindicações da FEM foi entregue aos grupos patronais no dia 4 de julho. Desde então, as negociações estiveram emperradas. As empresas se recusavam a pagar aumentos acima da inflação e não queriam ceder novos direitos sociais na convenção coletiva.

“Neste ano, o aumento real médio de toda a indústria nacional foi de 1,62%. Na nossa campanha salarial, conquistamos 1,82%. Além da garantia das cláusulas sociais, esse é outro motivo que faz com que a nossa campanha salarial tenha sido vitoriosa”, comemorou o presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva.

assembleia Campanha Salarial categoria metalúrgica Proposta renovação das cláusulas sociais sindicato dos metalúrgicos