Busca
Industrialização

Brasil está se tornando referência no desenvolvimento sustentável

De acordo com a Anfavea, as montadoras vão investir R$125 bilhões até 2032 e o programa Mover é um dos motores desses investimentos

Imprensa SMetal
Imprensa SMetal

No primeiro trimestre deste ano, as vendas de automóveis foram 9% maiores do que no mesmo período do ano passado.

Durante inauguração da nova sede da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na sexta-feira, 12, que o Brasil está se tornando “referência” na produção de carros mais sustentáveis. De acordo com a Anfavea, as montadoras vão investir R$125 bilhões até 2032. O programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) é um dos motores desses investimentos.

“A indústria passou a ter confiança no Brasil, a acreditar, a ter segurança jurídica, estabilidade econômica e social. É tudo o que interessa para quem quer investir e trabalhar”, disse Lula.

“Esses investimentos vão proporcionar crescimento e descarbonização ao país em um gesto de ousadia”, declarou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite. Ele disse ainda que, na esteira dos incentivos recebidos pelo setor, as montadoras voltarão a vender 3,8 milhões de veículos, maior marca já registrada em um ano. 

Além disso, Lula foi aplaudido quando pediu a retomada do Salão do Automóvel. “Quem quer vender, precisa oferecer. Convidem ministros de outros países, mostrem o que a indústria brasileira tem”, comentou.

“Estamos produzindo hoje metade do que produzíamos em 2010. Quem errou? Andamos para trás e é preciso andar para frente sem olhar para trás. Se depender da minha presidência, dos meus ministros, teremos mais emprego, novas tecnologias, mais produção. Temos de aprender a ser grandes e ir lá fora vender nossos produtos.”

O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Silvio Ferreira, ressalta que esse desenvolvimento deve ser acompanhado de empregos de qualidade.

“Quando falamos de um mundo mais sustentável, uma política ambiental mais séria, estamos falando desde o processo de extração da cana, até a produção. E precisa ser feito um paralelo com a luta pelo trabalho decente”, afirma Silvio, que ressalta, por exemplo, a necessidade de que os carros elétricos e híbrido-flex sejam acessíveis para o consumo dos próprios trabalhadores.

Vendas em alta

No primeiro trimestre deste ano, as vendas de automóveis foram 9% maiores do que no mesmo período do ano passado. A média diária de emplacamentos de veículos novos reflete essa expansão, tendo crescido 12,6% na comparação com o primeiro trimestre de 2023, segundo dados da Anfavea.

O ritmo acompanha tendência já observada em 2023, quando o conjunto do setor automotivo registrou crescimento de 9,7% nas vendas em comparação a 2022. Os automóveis leves puxaram a subida, com volume de vendas de unidades novas 11,2% maior que no ano anterior. A produção de veículos também cresceu, 1,3% a mais que em 2022.

Desse modo, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, destacou a Anfavea como “a casa do emprego, da renda e do desenvolvimento”. Ao mesmo tempo, disse que Lula quer fortalecer a indústria “porque tem compromisso com o emprego e a renda da nossa população. E a indústria faz toda a diferença na melhora da renda e na diminuição das desigualdades. E na melhoria da vida do povo”.

Disse ainda que o Mover, elaborado pelo seu ministério, é exemplo para o mundo. “Não será só do tanque à roda, mas do poço à roda, do ‘berço ao túmulo’, um dos conceitos mais modernos de descarbonização e de compromisso com o combate às mudanças climáticas. Também estimula a inovação, a exportação. Queremos uma indústria fortemente exportadora”, disse Alckmin.

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que a reforma tributária, em fase de regulamentação, terá impacto positivo para o setor produtivo nacional. “Um dos desafios da reforma tributária é melhorar a vida do industrial brasileiro. Queremos produzir mais, mais barato e melhor”, salientou.

*Com informações da Rede Brasil Atual

tags
desenvolvimento Mover redução da jornada sustentabilidade trabalho digno transição justa
VEJA
TAMBÉM