Assembleia Legislativa

Base de Alckmin na Alesp trava investigações sobre a máfia da merenda

Após seguidos boicotes, líder do governo no Legislativo estadual pede análise e adia a convocação de envolvidos no escândalo

ABCD Maior
DIVULGAÇÃO

Na Comissão de Educação, estudantes dizem terem sido agredidos verbalmente por apoiadores de Alckmin

Mais uma vez a bancada de apoio ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) impediu o prosseguimento das investigações da máfia da merenda na Assembleia Legislativa. Depois de três reuniões sem quórum, a Comissão de Educação e Cultura previa, nesta terça-feira (19), analisar os 16 requerimentos convocando os envolvidos na máfia, porém, o deputado estadual e líder do PSDB, Carlão Pignatari, pediu novo prazo para analisar todos os pedidos. Com isso, postergou por mais algumas semanas a discussão.

Além de evitar na Assembleia a apuração dos supostos desvios de verba nos contratos da merenda escolar, deputados governistas ainda foram agressivos com estudantes que acompanhavam a sessão. Alguns parlamentares chegaram a pedir que os jovens “calassem a boca”.

“O objetivo era debater a questão da merenda, mas o líder da bancada do PSDB resolveu resumir a participação dos estudantes na comissão, perguntando se a gente ganhou R$ 300 para estar aqui. Nós não ganhamos. A gente quer que os estudantes tenham uma educação de qualidade”, disse a presidente da UPES-SP (União Paulista dos Estudantes Secundaristas), Angela Meyer, uma das estudantes atacadas pelos governistas.

Desde fevereiro, a bancada petista acusa que integrantes da Comissão de Educação ligados a Alckmin têm feito “manobras” para evitar que o tema seja discutido no plenário. “Os deputados governistas na Assembleia fazem de tudo para evitar a apuração. Desde o começo do ano estamos buscando cumprir o nosso papel de deputado e realizar a investigação”, disse a deputada e integrante da Comissão de Educação, Marcia Lia (PT).

Entre os 16 requerimentos, que ainda não foram discutidos pela Comissão, estão a convocação do secretário de Educação, José Renato Nalini; do ex-chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação, Fernando Padula, além do acesso à documentos que envolvam a parceria entre o governo do Estado e a empresa responsável pela merenda escolar, a Coaf (Cooperativa Orgânica da Agrícola Familiar).

CPI
Além da tentativa de apurar a máfia da merenda na Comissão de Educação, os deputados de oposição, incluindo o PT, até agora não conseguiram as 32 assinaturas necessárias para instaurar a CPI da Merenda da Assembleia Legislativa.

Até o momento, 23 deputados assinaram o pedido de abertura da investigação. Do ABCD, os parlamentares Teonilio Barba (PT), Ana do Carmo (PT), Luiz Fernando (PT), Luiz Turco (PT) e Atila Jacomussi (PSB) apoiam a investigação.

Os deputados Orlando Morando (PSDB) e Vanessa Damo (PMDB) não assinaram o documento.

Entenda a máfia
A Polícia Federal e o Ministério Público investigam o esquema de superfaturamento e pagamento de propina em contratos de fornecimento de merenda escolar no governo de Alckmin.

Uma das investigações é o possível desvio de 10% a 25% do valor das contratações. A Coaf, responsável por parte dos alimentos fornecidos às escolas, supostamente repassava valores a deputados federais, estaduais e funcionários do governo Alckmin.

A Justiça já determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Fernando Capez (PSDB), e de dois ex-assessores do governo de Geraldo Alckmin. “Está ficando insustentável para o presidente da Assembleia. O PSDB tenta em todas as frentes impedir a investigação. Nós vamos buscar em todos os meios possíveis a apuração do caso”, avaliou o deputado Teonilio Barba.

Alckmin Alesp assembleia corrupção Deputado Educação escola Estadual geraldo governo legislativo mafia Merenda são paulo