Busca
Assembleia Eletrônica

Aumento real no salário e no vale-compras é aprovado na Furukawa

Negociado pelo SMetal, acordo da Campanha Salarial garante aumento real nos salários e 6% no vale-compras; proposta foi aprovada em assembleia eletrônica, com 95,31% dos votos

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A Furukawa fabrica fibra óptica, está instalada no Éden, em Sorocaba, e tem mais de 60 trabalhadores.

Em assembleia eletrônica realizada entre os dias 7 e 8 de novembro, os trabalhadores da Furukuwa aprovaram a proposta de aumento real nos salários e reajuste também no vale-compras. O acordo individual da Campanha Salarial foi negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) devido a impasses nas discussões com as bancadas patronais.

Ao todo, 61 dos 64 metalúrgicos participaram do processo de votação à distância, um quórum de 95,31%. Desses, 60 (98,36%) votaram a favor da proposta e apenas 1 foi contrário. A ferramenta utilizada pelo Sindicato para votação da proposta é criptografada, garantindo segurança, privacidade e auditabilidade.

A proposta foi negociada pelo secretário-geral do Sindicato, Silvio Ferreira, e pelo membro do Comitê Sindical da Furukawa, Antônio Guidoni (Danone), e segue as diretrizes aprovadas em assembleia realizada na categoria no mês de agosto.

“Mesmo no momento em que a empresa se encontra, que não é dos melhores, o Sindicato mais uma vez mostra a sua força de negociação, não deixando com que os trabalhadores ficassem sem aumento real nos salários, como vem sendo proposto pelas bancadas patronais”, destacou Guidoni.

Sobre o vale-cesta, foi negociado um reajuste de 6% no benefício, retroativo ao mês de setembro. Na assembleia eletrônica foi aprovado também o desconto da taxa negocial referente à Campanha Salarial de 2023.

A Furukawa fabrica fibra óptica, está instalada no Éden. Nas negociações da Campanha Salarial, a empresa é representada pelo Sindicel, que tem as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigentes até agosto de 2024 e foi discutida somente as questões econômicas.

tags
assembleia aumento campanha eletrônica Furukawa guidoni reajuste salarial
VEJA
TAMBÉM