Mobilização

Metalúrgicos de Sorocaba definem eixos da Campanha Salarial 2024

Em assembleia geral extraordinária realizada nesta sexta-feira, 26, a categoria também aprovou o slogan da campanha: “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

O slogan da campanha é “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”.

Na noite desta sexta-feira, 26, os trabalhadores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) aprovaram, por unanimidade, os eixos de reivindicação da Campanha Salarial 2024. A aprovação aconteceu em assembleia presencial realizada na sede do Sindicato.

Com o slogan “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”, os eixos definidos para a Campanha Salarial deste ano são: valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

A expectativa da FEM-CUT/SP é entregar a pauta da Campanha Salarial para as bancadas patronais até junho, para que possam ser apresentadas em assembleia para os trabalhadores em agosto, antes da data-base da categoria, no dia 1º de setembro.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, destaca a importância da antecipação do debate sobre a campanha salarial.

“No último ano presenciamos o desrespeito dos patrões com as pautas dos trabalhadores e a categoria demonstrou a insatisfação com a forma como os patrões trataram as negociações. Espero que essa situação tenha servido de exemplo neste ano para que não aconteça de novo”, afirma o presidente.

O secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, diz que o objetivo da Campanha Salarial é garantir direitos sociais e econômicos para os mais de 46 mil metalúrgicos da base do SMetal, de acordo com dados do Caged de fevereiro de 2024.

“Dentro da fábrica a gente sofre tanto que se não tiver os direitos adquiridos e garantidos a gente vai sofrer ainda mais. Então precisamos da categoria unida para que a gente possa sair vitorioso dessa campanha salarial”, ressalta Silvio.

Negociação coletiva

A Campanha é conduzida pela Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) que, ao todo, representa mais de 200 mil metalúrgicos em todo o Estado de São Paulo.

O secretário-geral da FEM-CUT/SP e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC , Max Pinho, esteve presente na assembleia geral e, além de apresentar a proposta de pauta da Campanha Salarial deste ano, saudou os 70 anos do SMetal, celebrados neste mês.

“Esperamos que as bancadas patronais reflitam sobre a Campanha Salarial de 2023 e o quanto deixaram as próprias empresas que representam na mão. Os sindicatos da Federação tomaram a decisão de procurar as empresas individualmente por conta da morosidade com que os patrões trataram as negociações. O patronal precisa levar a sério e entender a importância da negociação coletiva para trazermos bons resultados para os trabalhadores”, afirma Max.

Construção coletiva

Em março, o SMetal participou do Seminário da Campanha Salarial – Data-Base 2024, realizado pela FEM-CUT/SP. O encontro aconteceu no Instituto Cajamar e reuniu a direção da entidade e representantes dos 13 sindicatos filiados, com o objetivo de definir as diretrizes das negociações com as bancadas patronais pela valorização salarial da categoria e também na manutenção e ampliação dos direitos. O encontro dos diretores apontou caminhos para a construção da pauta da Campanha Salarial 2024.

assembleia geral campanha salarial 2024 CCT cláusulas econômicas cláusulas sociais inpc mobilização