Sindicato Cidadão

ASFA contará com equipe de vôlei adaptado e renova parceria com SMetal

Para este ano, além do futebol de amputados nas modalidades masculino e feminino, pessoas com deficiência (PCD’s) também poderão praticar treinos de vôlei em aulas ministradas pelo clube

Jonatas Rosa
Desde 2018, o SMetal e a ASFA trabalham juntos para promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCD’s) no esporte

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) renovou a parceria com a Associação Sorocabana de Futebol de Amputados (ASFA) para 2022. Neste ano, a novidade é a criação de uma equipe de vôlei adaptado. De acordo com Adilson Nunes (Dinho), presidente da ASFA, a ideia é abranger pessoas com deficiência que estejam interessadas em praticar o esporte e compor um time que será montado e treinado pelos profissionais parceiros da ASFA.

Os treinos acontecerão no Clube dos Metalúrgicos e, em breve, o Portal SMetal irá divulgar datas e horários. As inscrições, no entanto, já estão abertas e quem tiver interesse pode entrar em contato com a Associação pelo do telefone (15) 97402-1924 e conversar com Dinho.

Desde 2018, as entidades trabalham juntas para promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCD’s) no esporte, por meio do futebol de amputados para homens e mulheres e, agora, com o vôlei adaptado.

Dentro do conceito de Sindicato Cidadão, iniciativas e projetos voltados para a inclusão e justiça social tem destaque e apoio do SMetal. Leandro Soares, presidente da entidade, comenta sobre este compromisso. “A categoria metalúrgica é composta por muitos e tantos, seres diversos. Garantir o sustento, por meio de emprego e renda, é nossa prioridade. Como organização, desde da década de 90, a cultura, o lazer, o esporte e o direito à alimentação também aparecem em nosso quadro de representação. Renovar essa parceria é dar continuidade a tudo em que acreditamos”, comenta.

Dinho ressalta a importância dessa junção para a continuidade do projeto. “Através desta parceria conseguimos ajudar as pessoas que estão com baixa estima, depressão e com dificuldade de locomoção” comenta. Ele também recorda que é a partir dos incentivos financeiros que o clube consegue participar de torneios, campeonatos e eventos, levando o nome da cidade para todo o país.

A SFA, que mantém o time Sorocaba Futebol de Amputados, é vitoriosa na modalidade. Ao todo, são cinco títulos conquistados: Torneio de Mogi das Cruzes, Campeonato Brasileiro da Série B; Torneio de Ourinhos; Torneio de Lemes e, por fim, o prazer de ganhar, em casa, o Torneio de Sorocaba.

Janice Lacerda/ASFA
Projeto busca disputar competições e títulos na modalidade

Atualmente, são 41 atletas treinando pelo clube – que já teve até mesmo nomes indicados ao treino da Seleção Brasileira de Futebol de Amputados.

Protagonismo

Quando o presidente da ASFA fala em propagar o nome da cidade para todo o Brasil, é impossível não mencionar o último feito da entidade, já que é de Sorocaba a primeira equipe feminina da modalidade. Após anos de aperfeiçoamento com os homens, a Associação percebeu a necessidade de expandir seu leque e começar, aqui mesmo, o primeiro time feminino de futebol de amputados.

São nove atletas que treinam uma vez por semana sob o comando da técnica Beatriz Ramos. A busca, neste momento, é por adversárias. A criação do time sorocabano é, também, um incentivo para que outros clubes que contam com essa categoria passem a dar visibilidade e oportunidade para diversas mulheres com deficiência que tem muita bola para jogar.

asfa associação sorocabana de futebol de amputados Futebol de Amputados parceria renovação Sorocaba volei vôlei adaptado