Busca
Saúde

Apenas 13% do público elegível se imunizou com vacina bivalente

Apenas 4,8% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se imunizaram com a dose de reforço; em Sorocaba, bivalente segue disponível para aplicação em diversas UBSs

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Geovana Albuquerque/Agência DF

O maior percentual de não vacinação está na faixa etária de pessoas mais jovens, apenas 4,8% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se imunizaram com a dose de reforço

Nesta semana, um dado preocupante foi divulgado pelo Ministério da Saúde: apenas 13% da população elegível no Brasil tomou a vacina bivalente contra Covid-19. O maior percentual de não vacinação está na faixa etária de pessoas mais jovens, apenas 4,8% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se imunizaram com a dose de reforço, que está disponível no Calendário Nacional de Vacinação desde 24 de abril deste ano.

Ao todo, cerca de 21,3 milhões de pessoas foram vacinadas com a bivalente até o momento. A dose de reforço pode ser administrada em qualquer pessoa que tenha recebido pelo menos duas doses de vacinas monovalentes. Em Sorocaba, o Calendário Municipal de Vacinação segue atendendo a população com todas as vacinas disponíveis, de segunda a sexta-feira, em horário estendido, das 8h às 18h.

Atualmente, os sorocabanos podem se vacinar em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. São elas: Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Carandá, Cerrado, Éden, Fiori, Habiteto, Haro, Hortência, Laranjeiras, Lopes de Oliveira, Márcia Mendes, Mineirão, Nova Sorocaba, São Bento, São Guilherme, Simus, Sorocaba 1 e Vitória Régia.

A vacina Pfizer Bivalente está disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais. Para a imunização com a dose de reforço, os munícipes que fazem parte do público-alvo precisam ter tomado, pelo menos, duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19 (esquema vacinal primário completo), respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.

Outras vacinas

Além da bivalente, a população também pode receber o imunizante contra a gripe (Influenza). As pessoas com mais de seis meses de idade, com ou sem comorbidades, podem ir a uma das UBSs e se imunizar. As vacinas Pfizer Baby, Pfizer Pediátrica e Pfizer Adulto igualmente são fornecidas aos respectivos públicos-alvo, em todas as UBSs.

Embora as demais campanhas de vacinação coincidam com as aplicações contra a Covid-19, as vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, sem necessidade de intervalo. Dentre as vacinas disponíveis, estão: Covid-19, Influenza (gripe), Meningocócica C e todas as outras que compõem o Calendário Nacional de Vacinação.

Documentos e comprovantes

As vacinas serão aplicadas mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso de crianças com comorbidades e de pessoas com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico.

No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança. Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas.

tags
bivalente calendário nacional de vacinação cni Dose de reforço ministério da saude Vacina
VEJA
TAMBÉM