Busca
Dia da Alimentação

Agricultura orgânica é garantia de saúde à mesa

Comemorou-se no dia 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação e neste ano, o tema escolhido pela FAO é "Proteção Social e Agricultura: Quebrando o ciclo da pobreza rural"

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Em Sorocaba, há Feira Transição Agroecológica e Orgânica no Parque Natural ‘Chico Mendes’ aos sábados, das 8h às 12h

Comemorou-se no dia 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação e neste ano, o tema escolhido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) é “Proteção Social e Agricultura: Quebrando o ciclo da pobreza rural”.

Em alusão à data e em homenagem à agricultura familiar, principalmente à que prioriza a produção agroecológica e orgânica, o SMetal indica o documentário “O Veneno está na mesa”, do diretor Silvio Tendler.

O filme completo está disponível no Youtube e aborda o uso exacerbado de agrotóxicos nos alimentos (frutas, legumes, grãos e hortaliças) e suas consequências para a saúde.

Um dos dados alarmantes revela que 28% dos alimentos oferecidos à população brasileira são insatisfatórios para consumo. Baseado em dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), divulgado em 2012, o filme mostra que desde 2008, quando ultrapassou os Estados Unidos, o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo.

Em Sorocaba, há Feira Transição Agroecológica e Orgânica no Parque Natural “Chico Mendes” aos sábados, das 8h às 12h. No local, os munícipes podem adquirir frutas, verduras e legumes certificados ou em processo de certificação como produtos orgânicos, além de produtos processados e de origem animal, como bolos, pães, mel e ovos também orgânicos.

Oito produtores de Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Ibiúna, Iperó, Piedade e São Roque comercializam, na feira, mais de oitenta tipos de produtos in natura e os processados.

O Parque Natural “Chico Mendes” fica na Avenida 3 de março, 1.025, no Alto da Boa Vista, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3228-1256.

Confira abaixo 15 passos para uma alimentação saudável conforme o Guia Alimentar do Ministério da Saúde.

QUINZE PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

1.Faça pelo menos três refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2.Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3.Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4.Coma arroz com feijão todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteína e bom para a saúde.

5.Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes
ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6.Consuma no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e evite aqueles com a marca “T” de transgênicos.

7.Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra de alimentação.

8.Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molho e temperos prontos.

9.Limitar o consumo de alimentos processados e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.

10.Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e sempre que possível em companhia.

11.Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias que promovam a saúde.

12.Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.

13.Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

14. Beba pelo menos dois litros (seis copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

15.Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis. Faça exames regularmente.

tags
agricultura alimentação dia nacional fao feira mesa Nações Unidas orgânico Proteção Social saúde
VEJA
TAMBÉM