Conquista

Acordo de PPR 2023 é aprovado pelos metalúrgicos na Bosch

Apesar da queda de mercado no setor de pesados, o que dificultou as negociações, empenho do CSE da empresa garantiu aumento de 6,59% no valor em relação a 2022

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Foi aprovada, por unanimidade, a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2023 dos trabalhadores da Robert Bosch, negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e pelos membros do Comitê Sindical da Empresa (CSE). A assembleia aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 26, no estacionamento da fábrica.

Antes de colocar a proposta em votação, o dirigente sindical Wagner Bueno, do CSE da Bosch, contou sobre a dificuldade enfrentada pelos sindicalistas nas negociações. “Definidas as metas e indicadores, a empresa insistiu, por três reuniões, a apresentar propostas extremamente abaixo do valor que foi pago no ano passado. Nós, do Comitê, deixamos claro a todo momento que só daríamos início às discussões efetivamente quando a Bosch apresentasse algum tipo de valorização no PPR”, explicou.

Segundo ele, a empresa tentou se aproveitar da queda de mercado no setor de pesados – caminhões e ônibus – para reduzir o Programa dos trabalhadores em quase 18%. “Apresentamos diversos dados e pesquisas econômicas, inclusive de crescimento de mercado, para embasar as discussões. Assim, revertemos a situação e conseguimos garantir um crescimento de 6,59% no PPR em comparação ao ano passado”, comemorou o dirigente.

O pagamento da primeira parcela segue efetuado no mês de julho deste ano e a segunda em janeiro de 2023, após a aferição dos indicadores e das metas – que seguem os parâmetros do acordo do ano passado.

Ao final da assembleia, os demais dirigentes do Comitê da Bosch, Alex Tadeu Antunes (Tatu) e Simão Ramos de Almeida, agradeceram a paciência e a unidade dos trabalhadores da fábrica diante do impasse e se colocaram à disposição de todos e todas para continuar defendendo os direitos da categoria.

De acordo com os dirigentes, o CSE e a empresa têm uma reunião marcada para debater, inclusive, a renovação de outros acordos, como banco de horas e jornadas diferenciadas.

Investimento na Indústria

Quem também marcou presença na assembleia foi o presidente do SMetal, Leandro Soares. Ele parabenizou os membros do CSE da Bosch pela condução das negociações e discursou ainda sobre ações do Sindicato em prol da reindustrialização do país.

“Num momento em que a indústria vem tendo a participação mínima do PIB no nosso país, devido a políticas adotadas em governo anteriores, a gente fica muito em termos espaço para levar as reivindicações não somente da nossa região, mas do nosso Estado e do nosso País para o governo Federal”, enfatizou.

Para Leandro, debater um PPR com avanços importantes em um momento em que o setor de pesados caiu 22%, com valores acima do que o mercado está pagando, é uma grande conquista. “Esse crescimento só foi possível graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos pelo nosso Sindicato, com o apoio dos trabalhadores, mas também está relacionado às cobranças da entidade em defesa da recuperação da nossa indústria”, completou.

A Robert Bosch tem cerca de 700 trabalhadores, fica na Zona Industrial de Sorocaba e fabrica peças para o sistema de direção e suspensão de veículos pesados.

assembleia Bosch indústria leandro plr PPR reindustrialização robert sindicato SMETAL Sorocaba wagner