Sorocaba

Acordo de calendário de folgas em 2023 é aprovado na Schaeffler

Além de votar a compensação de folgas em feriados prolongados (dias pontes) e trabalho aos sábados alterados, assembleia tratou da importância da campanha Natal sem Fome, realizada pelo SMetal desde 1994

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
A assembleia com os trabalhadores do segundo turno aconteceu na tarde desta quinta-feira, 8, na Schaeffler

Os trabalhadores da Schaeffler, em Sorocaba, aprovaram as propostas de calendário de compensação de folgas em feriados prolongados (dias pontes) e trabalhos aos sábados, em todos os turnos. As assembleias aconteceram nesta quinta-feira, 8, e foram lideradas pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e os membros do Comitê Sindical da Empresa (CSE).

Na votação, os trabalhadores puderam escolher entre duas propostas diferenciadas. O primeiro e segundo turno seguem o mesmo calendário e decidiram pela mesma proposta. Na jornada noturna, foi escolhido um acordo específico para os trabalhadores do terceiro turno.

Durante a assembleia do segundo turno, o membro do CSE da Schaeffler, Sidnei Morales Hernandes, falou da importância desse tipo de negociação. “Apesar de alguns trabalhadores acreditarem que é um acordo simples, não é. Porque o calendário ajuda você a planejar férias, casamento, entre outros momentos de lazer com familiares, com antecedência. Ele é benéfico tanto para a empresa, como para os metalúrgicos”, assegurou.

Ele conta que as negociações de compensação de dias pontes, bem como das 16 folgas que os trabalhadores têm aos sábados, são realizadas sempre no ano anterior. “Com certeza é uma conquista que temos aqui e seguimos tentando avançar cada vez mais, especialmente referente à redução da jornada atual de 42 horas. Esse é o nosso compromisso, cada vez mais lutar por melhorias e maiores benefícios à categoria”, disse.

Natal sem Fome 2022

Nas assembleias, o vice-presidente do SMetal e membro do CSE da Schaeffler, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), falou da importância da campanha Natal sem Fome, que é realizada desde 1994 pela entidade. “Com o Banco de Alimentos, trabalhamos todos os meses distribuindo alimentos para pessoas carentes. Mas no Natal, juntamente com diversos parceiros, o Sindicato amplia essa arrecadação para levar comida na mesa de mais famílias que necessitam dessa ajuda. Participe você também, doe o que puder”, destacou.

As doações dos alimentos podem ser feitas em um dos pontos de arrecadação (sedes do SMetal e do BAS, além dos bares Jatobá Beach Bar, Depois Bar e Arte e Little Paul) ou nas fábricas metalúrgicas que aderiram à Campanha.

Também é possível doar em dinheiro através dos seguintes dados: Caixa Econômica Federal – agência 0356 e conta 314-0 – ou pelo PIX bancodealimentos.sorocaba@gmail. Para mais informações, pelo telefone (15) 3334-5426 e pelo WhatsApp (15) 99645-3256. Para saber mais, clique aqui.

Autopeça calendário dias pontes feriado folga lazer prolongado sábado Schaeffler sidnei SMETAL Sorocaba Verdinho Votação