68 anos do SMetal: o futuro é logo ali, por Leandro Soares

Em artigo para Folha Metalúrgica, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba fala dos desafios da classe da trabalhadora e como a atuação sindical faz a diferença no chão de fábrica e na sociedade

Leandro Soares (Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região )
Divulgação
Leandro Soares tem 40 anos e está no segundo mandato como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal)

Quando olhamos a trajetória desse Sindicato, que hoje tenho a honra e o privilégio de presidir, vemos uma história de luta em prol da categoria metalúrgica e também de empenho para melhorar a vida em sociedade.

Diante de muitos obstáculos, nos mantivemos firmes e presentes na vida das trabalhadoras e dos trabalhadores, assim como atuamos de modo social e político por Sorocaba e região. Esse é compromisso de um Sindicato que pensa além do chão de fábrica. Afinal, somos parte de um todo, da produção ao bairro, da empresa à cidade.

Divulgação

Vivemos tempos difíceis e obscuros. Desde o golpe, em 2016, uma política de retrocessos foi implantada no país. Isso afetou diretamente a vida de todos nós. Direitos foram duramente atacados, a fome e o desemprego voltaram a fazer parte do nosso cotidiano.

Ainda assim, não deixamos de fazer a nossa parte e lutar por dias melhores. E os desafios são muitos. Quando falamos da categoria metalúrgica, temos logo à frente a nossa Campanha Salarial, que enfrenta um cenário de inflação descontrolada e a constante tentativa dos patrões em retirar os direitos tão duramente conquistados.

Divulgação

Mas como sempre, estamos prontos para brigar pelas metalúrgicas e pelos metalúrgicos, buscando um reajuste digno, a ampliação dos benefícios e a manutenção dos direitos. Junto da FEM/CUT, iremos para as mesas de negociações certos de que a nossa base terá o reconhecimento que merece.

Mas nosso trabalho não para por aí. Estamos empenhados na construção de uma política de desenvolvimento industrial que fortaleça as empresas em toda a cadeia produtiva. Nesse sentido, para combater a intenção de Bolsonaro em importar automóveis elétricos, colocando em risco a produção nacional, temos um importante debate em curso sobre o “Híbrido-Etanol, o Motor do Futuro”. Podemos ser pioneiros uma criar uma tecnologia que preserve o meio ambiente, proteja os empregos e que gere novos postos de trabalho.

1 de maio

Mas não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos de todas as forças no mesmo sentido. Por isso, as eleições de 2022 são fundamentais nesse processo. Precisamos de políticos que nos representem em todas as esferas – municipal, estadual e nacional. Só com representantes focados em defender a classe trabalhadora podemos construir um futuro próspero e de crescimento econômico, beneficiando a todos. Eleger pessoas que estão do nosso lado é um compromisso que temos que assumir esse ano.

Até lá, seguimos com muito trabalho. Seja para a categoria, seja para sociedade. Por isso, é com prazer que anunciamos que teremos novamente o 1º de Maio dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Depois de dois anos de batalha contra a Covid-19, finalmente vamos realizar esse dia de muita resistência e cultura, numa grande festa para toda região.

Divulgação

E a mesma alegria da volta do Bentão à primeira divisão é o sentimento que buscamos para os dias que seguem. O futuro é logo ali e vemos a esperança renascer no caminho para dias melhores, de mais igualdade, de justiça social, onde temos emprego e comida na mesa. Nós podemos e vamos construir uma outra história para o Brasil e para os brasileiros. Esse é o desafio que nos move todos os dias.

68 anos artigo futuro leandro sindicato SMETAL soares