Busca
Saúde

Vacinação de HPV começa hoje nas escolas

Campanha de imunização de estudantes contra o Papiloma Vírus Humano se estenderá até o próximo dia 28 - O calendário de vacinação nas escolas começa pela Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, hoje e na segunda-feira, onde 156 meninas deverão tomar a v

Jornal Cruzeiro do Sul
Arquivo JCS/Adival B. Pinto
Campanha pretende imunizar meninas de 11 a 13 anos da rede municipal de ensino

Campanha pretende imunizar meninas de 11 a 13 anos da rede municipal de ensino

Meninas de 11 a 13 anos estudantes das escolas de ensino fundamental e médio da rede municipal receberão a partir de hoje até o dia 28 de março a primeira dose da vacina contra o HPV, o Papiloma Vírus Humano. Paralelo a isso, as adolescentes dentro dessa faixa etária também poderiam procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para serem imunizadas, contudo, nas unidades do Parque Vitória Régia e Vila Santana, houve falta de vacinas logo no lançamento da campanha, no último dia 10.

Em entrevista à rádio Cruzeiro FM, na manhã de quarta-feira, a diretora da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), Daniela Valentim dos Santos, informou que a falta de vacinas nas UBSs se deu porque houve um tempo maior do que o esperado para a reposição do material em algumas unidades, já que as doses da vacina precisam ser armazenadas de maneira diferente. “As vacinas de HPV são entregues em unidose, ou seja, um frasco que contém uma só dose do conteúdo, o que acaba ocupando um espaço bem maior para armazenamento nas geladeiras. Mas, a situação já foi normalizada”, esclareceu.

Ainda sobre as reclamações na UBS da Vila Santana, a diretora explicou que o fato aconteceu no primeiro dia da campanha (dia 10 de março) e que houve dificuldade de comunicação entre os coordenadores da unidade e a vigilância. “O local já foi reforçado e deixamos bem claro aos coordenadores que todas as meninas que procurarem a unidade terão a oportunidade de se vacinarem”. Sobre a UBS do Vitória Régia, Daniela ressaltou que não teve informação de que o local teve falta contínua da vacina e que, no momento, apenas a unidade da Vila Fiori não está aplicando a medicação. “Eles estão com problema na geladeira e então as pessoas estão sendo orientadas a procurarem outras UBSs”.

A ação articulada e organizada pelo Programa Escola Saudável, da Secretaria da Educação (Sedu) pretende imunizar 80% do total de pessoas na cidade que pertencem à faixa etária contemplada pelo Ministério da Saúde neste ano, o que corresponde a 11.548 meninas. A vacinação das adolescentes acontece sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis, mas, caso a aplicação não seja autorizada, os pais ou responsáveis devem encaminhar um “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado à escola. A imunização acontece gratuitamente e previne o câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama, de cólon, reto e também de verrugas genitais.

O calendário de vacinação nas escolas começa pela Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, hoje e na segunda-feira, onde 156 meninas deverão tomar a vacina. Já na E.M. Dr. Achilles de Almeida serão 160 adolescentes atendidas nos dias 26 e 27. Na E.M. Flávio de Souza Nogueira são 177 garotas em dois dias de vacinação; 27 e 28, no mesmo dia, na E.M. Matheus Maylasky, outras 203 receberão a primeira dose. As 74 estudantes da E.M Leonor Pinto Thomaz serão vacinadas no dia 28, no período da tarde. As demais escolas vacinarão as adolescentes no período da manhã.

Além das cinco unidades de Ensino Fundamental e Médio – Achilles de Almeida, Matheus Maylasky, Getúlio Vargas, Leonor Pinto Thomaz e Flávio de Souza Nogueira – a Secretaria de Educação (Sedu) está levantando o número de meninas na faixa etária e que se encontram em outros níveis da educação e em outras escolas municipais. Isso porque, as vacinas serão aplicadas no local quando houver mais de 30 meninas em idade de imunização, abaixo disso, os diretores das escolas devem encaminhar as estudantes à alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Para que estejam devidamente protegidas, as meninas deverão tomar as três doses da vacina: a primeira nesta campanha que se estende até o dia 10 de abril na rede de saúde -, a segunda seis meses após a primeira dose e a terceira com um intervalo de cinco anos após o início da imunização. É importante destacar que a vacina contra o HPV não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a diretora da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), Daniela Valentim dos Santos, quando os estoques das vacinas nas UBSs atingem a média de 10 doses, a orientação é de que os coordenadores da unidade já solicitem a reposição, para que não haja o risco de falta da vacina. Daniela aponta que a meta é vacinar 11.548 adolescentes, o que representa 80% do público-alvo. Do dia 10 de março até o dia 18 foram vacinadas 2.304 adolescentes nas unidades escolares da rede estadual e particular.

A média de espera para ser vacinada nas Unidades Básicas de Saúde é de 15 a 30 minutos. O tempo pode variar porque, de acordo com Daniela, as meninas ficam em repouso após a dose. “Para garantir que a menina não tenha queda de pressão ou ma estar nós recomendamos que ela permaneça sentada por 15 minutos. Isso também é válido para a vacinação dentro das escolas”, revela.

tags
HPV idade meninas papiloma virus humano vacina. crianças virus
VEJA
TAMBÉM